Falta de quorum impede votação da PEC dos Precatórios



Com 54 senadores registrados na Casa, foi adiada a votação da PEC dos Precatórios, principal item da pauta desta terça-feira (13). A proposta de emenda à Constituição (PEC 63/2011) amplia até 31 de dezembro o prazo para estados, Distrito Federal e municípios aderirem ao regime especial de pagamento de precatórios. Para a aprovação desse tipo de matéria, são necessários os votos favoráveis de pelo menos três quintos dos senadores (49).

A matéria, apresentada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), foi aprovada em primeiro turno em março e já está na segunda e última fase de votação no Senado. Caso seja aprovada, seguirá para a Câmara.

O regime especial de pagamento obriga os municípios a destinarem de 1% a 1,5% de suas receitas correntes líquidas ao pagamento dos precatórios. Para os estados, o percentual é de 1,5% a 2%. Os valores das dívidas sofrem atualização monetária de acordo com as regras da caderneta de poupança.

Metade dos recursos dos precatórios deve ser paga em ordem cronológica e à vista. A outra metade da dívida deve ser quitada por meio de leilões, onde o credor que concede o maior desconto sobre o total da dívida que tem a receber tem seu crédito quitado primeiro. Os pagamentos são feitos, ainda, por ordem crescente de débito ou por conciliação entre as partes. Ainda pelo regime especial, a quitação dos precatórios alimentícios e de menor valor têm prioridade sobre os demais.

Tribunal

Foi realizada nesta terça mais uma sessão de discussão, em primeiro turno, da PEC 42/2012, que cria um Tribunal Regional Federal em Curitiba (PR). Atualmente, os três estados da Região Sul são atendidas pelo TRF da 4ª Região, sediado em Porto Alegre. O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), primeiro signatário da PEC, sustenta que a criação do tribunal diminuirá os prazos e custos processuais.

Na semana passada, o Plenário do Senado aprovou a criação do TRF da 6ª Região, com jurisdição sobre Minas Gerais. O objetivo da PEC 65/2011, que seguiu para análise da Câmara, é desafogar o TRF da 1ª Região, que além de Minas Gerais, atende ao Distrito Federal e mais 12 estados.



13/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de quórum impede votação de requerimentos na CMO

Falta de quórum impede votação de projeto

Falta de quórum impede votação da LDO de 2012

Falta de quórum impede votação de créditos na CMO

Falta de quórum impede votação de projetos

Falta de quórum impede a votação de MPs e pauta continua trancada