Falta de quórum impede votação de projetos



A falta de quórum levou o presidente do Senado, Renan Calheiros, a suspender as votações em Plenário nesta terça-feira (26). A decisão foi motivada por pedido de verificação de quórum feito pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que destacou a intenção de seu partido de obstruir um eventual processo de votação. Assim, ficou adiada a votação do projeto de lei de conversão (PLV 17/07) à medida provisória (MP 361/07) que instituiu o Auxílio de Avaliação Educacional (AAE), criou cargos em comissão no governo federal, ampliou o número de contratações de controladores de tráfego aéreo e permitiu a reeleição de reitor e vice-reitor de universidades federais.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá, e a líder do bloco de apoio ao governo, Ideli Salvatti, até tentaram convencer Heráclito a prosseguir com a votação do PLV 17/07. Ambos lembraram, em vão, acordo feito entre governo e oposição, semana passada, para votar as quatro MPs vencidas que trancavam a pauta de deliberações nesta terça-feira (26). Heráclito manteve-se irredutível - ele argumentou que a falta de acordo para votação foi comunicada pelo líder do DEM no Senado, José Agripino (RN) -, pediu verificação de quórum e acabou derrubando a ordem do dia.

Renan admitiu que a obstrução do processo de votação é um direito regimental dos partidos, mas ponderou que a Presidência do Senado não poderia assumir o ônus da iniciativa. Heráclito justificou a decisão com o argumento de que algumas propostas em pauta precisariam ser melhor explicadas e careciam de acordo partidário. Ideli observou que a votação das MPs possibilitaria abrir uma "janela" para votação de matérias importantes em tramitação no Senado, como a criação das ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação).



26/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de quórum impede votação de requerimentos na CMO

Falta de quórum impede votação de projeto

Falta de quórum impede votação da LDO de 2012

Falta de quórum impede votação de créditos na CMO

Falta de quorum impede votação da PEC dos Precatórios

Falta de quórum impede a votação de MPs e pauta continua trancada