Famílias de Gentio de Ouro (BA) serão beneficiadas com recuperação e limpeza de barragens



A recuperação e limpeza de cinco barragens para acúmulo de água irá beneficiar 500 famílias de Gentio do Ouro (BA). A ação é fruto de convênio, no valor de R$ 821 mil, assinado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura Municipal. A empresa é responsável por 95% do investimento, com recursos oriundos de emenda parlamentar. 

As comunidades onde as barragens serão recuperadas e passarão por um processo de limpeza são: Ouricuri, Capim Grosso, Santana, São Felipe e Baixa Grande.  Desde o ano passado, outras 11 barragens estão sendo construídas ou reformadas no Médio São Francisco baiano, com investimentos da ordem de R$ 1,07 milhão.

Para o prefeito de Gentio de Ouro, Ivonilton Vieira dos Santos, a recuperação das barragens terá grande importância por causa da seca que estão passando. “Falta água nos povoados, as plantações praticamente não existem e os animais estão morrendo. Por tudo isso, essas barragens em ação terão grande utilidade para nós”, disse.

Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. 

A Empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro.

Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. Um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação.

Fonte:

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba 




11/09/2013 17:16


Artigos Relacionados


Representante de atingidos por barragens diz que muitas famílias do entorno de Tucuruí não foram beneficiadas

Mais de 22 mil famílias serão beneficiadas pelo MDA

11 mil famílias serão beneficiadas com créditos do Brasil Sem Miséria

Mais de 13 mil famílias serão beneficiadas com projetos no Rio Grande do Sul

Mais 67 famílias serão beneficiadas com a reforma agrária no Pará

700 famílias do Pontal do Paranapanema serão beneficiadas com novos assentamentos