FAPESP firma acordo com a BP Biocombustíveis



Com investimento total de R$50 milhões serão realizadas pesquisas relacionadas a bioenergia

Na tarde desta sexta-feira, 27, a FAPESP- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - deu mais um passo importante na questão da pesquisa sobre temas relacionados à bioenergia. A fundação firmou um acordo de dez anos com a BP Biocombústiveis para cofinanciamento de pesquisa em projetos de médio e longo prazo em universidades e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo.

O acordo assinado pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, e pelo presidente da BP no Brasil, Mario Lindenhayn, prevê investimento de R$25 milhões por cada uma das instituições ao longo dos dez anos e a instalação de um Centro de Pesquisa destinado ao estudo de bioenergia dentro do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, programa da FAPESP. "Para que possamos garantir a competitividade da economia de São Paulo o investimento em pesquisa é imprescindível", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, ressaltando a importância do acordo.

Os temas estudados serão ligados a biomassa para bioenergia com foco em cana de açucar, processo de fabricação de biocombustíveis, biorrefinarias e alcoolquímica, aplicações de etanol para motores automotivos e impactos socioeconômicos ambientais e uso da terra. É importante ressaltar que o Brasil é o principal usuário mundial de bioetanol como alternativa à gasolina e também o maior produtor mundial de cana de açucar e líder tecnológico do setor.

Do Portal do Governo do Estado

 



04/27/2012


Artigos Relacionados


Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

Fapesp firma parceria com Universidade de Melbourne

Fapesp organiza workshop sobre produção de biocombustíveis

Fapesp firma parceria com universidade norte-americana

Fapesp firma convênio para produzir plástico a partir da cana

CRE aprova acordo sobre biocombustíveis