Fátima Cleide anuncia resolução de impasse em Floresta Bom Futuro (RO)



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) anunciou a resolução temporária para conflito entre moradores sem-terra acampados na localidade Floresta Nacional Bom Futuro, nas imediações de Porto Velho (RO). As negociações foram conduzidas por representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia Ambiental, Polícia Federal e governo do estado. A propriedade é uma reserva federal.

Fátima explicou que há quatro dias moradores sem-terra acampados na reserva interditaram a rodovia BR-364, que cruza três estados da região, entre eles Rondônia. A iniciativa deu-se em protesto à decisão da Justiça Federal determinando o despejo dos ocupantes da área, por meio de liminar finalmente cumprida na segunda-feira (22) pelo Ibama de Rondônia.

Segunda a senadora, após cinco horas de negociações, nesta terça-feira (23), entre os ocupantes da área e autoridades federais, com a presença dos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, foi conseguido um prazo até 14 de dezembro para que uma comissão apure quem são os verdadeiros moradores da área, uma vez que se estima uma grande especulação imobiliária, provavelmente incitada por grupos interessados em lucros com o impasse, disse a senadora. 



23/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide registra acordo para definir novos limites para a Floresta do Bom Futuro

Fátima Cleide registra 2º Encontro dos Povos da Floresta

Fátima Cleide dá boas-vindas a participantes do 2º Encontro dos Povos da Floresta

Fátima Cleide elogia empenho de futuro embaixador do Brasil na Bolívia

Fátima Cleide anuncia que é pré-candidata ao governo de Rondônia

Fátima Cleide anuncia chegada do Fome Zero a Rondônia