Fátima Cleide comemora garantia de Minc de não retirar moradores de reserva florestal em RO



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (26), promessa feita pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que nenhum morador será retirado da Reserva Florestal Bom Futuro, em Rondônia. A senadora participou de audiência com o ministro em que foi discutido plano do governo federal para a retirada de ocupantes ilegais da reserva, criada em 1988 e onde têm sido registrados focos de invasão.

Localizada no norte do estado de Rondônia, a Reserva do Bom Futuro tem cerca de 250 mil hectares com cobertura florestal predominantemente nativa.

Fátima Cleide considerou um grande avanço nas negociações para a retirada de intrusos da área a garantia dada pelo ministro Carlos Minc de que nenhum morador será desalojado. Segundo ela, apenas serão instaladas no local barreiras do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes para impedir a extração de madeira da reserva. Também haverá a retirada do gado que é criado no local.

- Será dado um prazo de seis meses para a retirada do gado, começando por aqueles produtores que têm um maior número de cabeças naquela localidade, mas em momento nenhum haverá a retirada das pessoas que estão lá, ocupando aquela área por mais de dez, quinze ou até vinte anos, produzindo além do leite, café, milho, arroz e outros produtos da agricultura familiar - disse a senadora.

Fátima Cleide informou ainda que o ministro Carlos Minc prometeu que será implantado na área um projeto de desenvolvimento sustentável, que permitirá aos ocupantes irregulares modificar o seu modo de produção, preservando o meio ambiente através de reflorestamentos, e, ao mesmo tempo, recebendo do poder público pagamento pelos serviços ambientais prestados.

Servidores de Rondônia

A senadora por Rondônia relatou ainda audiência com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) para solicitar rapidez na tramitação da proposta de emenda Constitucional (PEC 483/05) de sua autoria que transfere servidores do antigo território de Rondônia para os quadros da União.

- O presidente José Sarney recebeu os nossos sindicalistas e se comprometeu a conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para que esta matéria possa ser o mais rápido possível apreciada pelo Plenário daquela Casa - informou a senadora, acrescentando que a matéria está pronta para entrar na pauta.



26/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Homologação da reserva Raposa Serra do Sol é iminente, diz Fátima Cleide

Fátima Cleide defende direitos dos índios da reserva Raposa Serra do Sol

Expedito Junior cobra promessa de Minc de manter posseiros em reserva florestal de Rondônia

Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia

Fátima Cleide comemora R$ 6,7 bilhões do Pronasci

Fátima Cleide comemora os 93 Anos de Porto Velho