Fátima Cleide destaca Dia Nacional da Consciência Negra



Ao destacar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) registrou a importância da criação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Secretaria Especial das Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A decisão, a seu ver, deu maior visibilidade à dimensão do problema do negro.

- Sobretudo, os negros ganharam um canal para que os movimentos sociais e o governo possam construir políticas públicas que atendam suas aspirações, justas e legítimas aspirações de um povo que no trabalho escravo forjou nossa rica cultura, presente em todos os cantos do país - afirmou Fátima Cleide.

A senadora por Rondônia lamentou que, segundo o Censo de 2000, dos 2,8 milhões de brasileiros matriculados em cursos superiores, apenas 0,23% eram negros. Ela explicou que o dado estatístico reflete a exclusão prematura do negro da escola. Citando estudos do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Fátima Cleide informou que a quantidade de negros na última série do ensino médio é reduzida pela metade, se comparada ao último ano do ensino fundamental.

Reconhecendo o esforço do governo em garantir a inclusão social da população negra, Fátima Cleide observou que é necessário acelerar medidas como a experiência com cotas nas universidades. Neste sentido, ela cumprimentou a organização não-governamental Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Cultural, que inaugurou recentemente a faculdade Zumbi dos Palmares, que terá metade de suas vagas reservadas para negros.



21/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide destaca a realização da Conferência Nacional de Educação

Dia Nacional da Consciência Negra

Fátima Cleide destaca sucesso do PAC

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra

Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra