Fátima Cleide diz que Proambiente deve ser institucionalizado



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que o presidente da República pode institucionalizar em junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural da Amazônia (Proambiente).

- Tudo caminha para isso. O comitê gestor do programa avança com seu cronograma de discussão e ajuste de participação dos diversos agentes envolvidos, Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura entre eles - afirmou a senadora nesta terça-feira (8).

Fátima Cleide explicou que há três anos o Proambiente tem sido um laboratório dos movimentos sociais para a elaboração de políticas públicas -que garantam à família produtora melhor renda, alternativas de produção e qualidade de vida, mediante uso sustentável da natureza-. Ela informou que o programa já é aplicado em 17 localidades da Amazônia e recebeu prioridade do Ministério do Meio Ambiente na alocação de recursos.

- É extraordinário e marcante para a democracia ver um projeto que saiu do Grito da Terra, das bases populares, ser adotado pelo governo federal - disse, antecipando que o Proambiente terá um fundo sócioambiental para remunerar as famílias por seus serviços ambientais e um fundo de apoio destinado a manter serviços técnicos, como assistência e extensão rural.

Fátima Cleide registrou também a realização de um seminário sobre desenvolvimento sustentado em Porto Velho (RO), no último fim de semana, promovido pelo Partido dos Trabalhadores no Acre e em Rondônia. Ela defendeu uma aliança parlamentar para o fortalecimento da Amazônia.

- Rondônia e Acre, assim como Pará, Amapá, Roraima e Amazonas têm suas diferenças culturais, geográficas e naturais na formação de seu povo. Mas também têm pontos em comum, problemas idênticos e semelhanças inequívocas, como sua gigantesca hidrografia e suas florestas - afirmou, acrescentando que a região deve deixar de ser fornecedora de matérias-primas para tornar-se -responsável por uma importante fatia do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro-.

O seminário definiu uma agenda para o 2º Fórum Amazônico do PT, a ser realizado na próxima sexta-feira (11), em Manaus. Um dos painéis do encontro terá como tema -Os desafios da Amazônia no governo Lula-, com exposição da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, informou Fátima Cleide. Como debatedores, continuou, participam o governador do Acre, Jorge Viana; o de Roraima, Flamarion Portela; e o prefeitbo de Belém, Edmilson Rodrigues.



08/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide diz que Amazônia deve crescer com responsabilidade ambiental

Fátima Cleide diz que Senado deve apoiar Itamaraty na mediação do conflito na América do Sul

Para Fátima Cleide, data para realização de concurso deve respeitar os direitos de todas as religiões

Fátima Cleide lê nota de condolências do PT

Fátima Cleide destaca sucesso do PAC

Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia