Fátima Cleide diz que Senado deve apoiar Itamaraty na mediação do conflito na América do Sul



"Dêem uma chance à paz, sem ela, a vida se esvai". O apelo foi feito pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (3), ao pedir que os senadores auxiliem o governo brasileiro, em especial o Ministério das Relações Exteriores, a encontrar uma solução para o conflito armado que está se anunciando entre Venezuela, Equador e Colômbia.

- Rogo que este Senado deixe de lado suas discórdias e dissenso no âmbito das políticas internas e internacionais para apoiarmos os esforços do nosso corpo diplomático, chefiado pelo chanceler Celso Amorim, para alcançar uma solução pacífica para o conflito que se anuncia - pediu a senadora.

Ao afirmar que um conflito armado na região amazônica é uma "insanidade sem fim", Fátima Cleide pediu que a população civil e a própria floresta sejam protegidas. Ela lembrou que a Amazônia "é ocupada por milhões de pessoas espalhadas em aldeias, que serão dizimadas em ações militares caso avancem as promessas que estão se delineando".

- Sejam quais forem as razões que movem as forças dos países envolvidos, a utilização da solução armada é certamente a mais retrógrada. A evolução da sociedade nos ensinou a solução pacífica de conflitos, seja por meio do debate político, seja pela utilização da diplomacia - declarou.

Pesar

Fátima Cleide lamentou a morte do padre José Simionato, ocorrida em Rondônia no último dia 27, a quem classificou de "atuante defensor dos fracos e realmente oprimidos". O religioso, segundo a senadora, foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra e coordenador Conselho Indigenista Missionário. Também lamentou o falecimento da jovem de Porto Velho Maria Pereira Costa, conhecida como Caju, em um acidente automobilístico em Évora, Portugal, no último dia 24. Ela é irmã de um dos fundadores do Festival de Cinema e Vídeo da Amazônia.



03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conflito na área indígena dos cinta larga em Rondônia preocupa Fátima Cleide

Fátima Cleide protesta contra forma como a imprensa trata conflito entre garimpeiros e índios

Fátima Cleide diz que Proambiente deve ser institucionalizado

Fátima Cleide diz que Amazônia deve crescer com responsabilidade ambiental

Para Fátima Cleide, data para realização de concurso deve respeitar os direitos de todas as religiões

Agripino sugere mediação da OEA em conflito Equador-Colômbia-Venezuela