Fátima Cleide registra nota de entidades em protesto contra cortes de recursos para a educação
A senadora Fátima Cleide (PT-RO), em discurso no Plenário nesta quinta-feira (14), leu nota divulgada por entidades de defesa da educação em protesto contra restrições, cortes e contingenciamentos de recursos para a pasta.
Instituições como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) exigem na nota que "não sejam interrompidos, em hipótese alguma,programas de expansão/qualificação da educação e processos de valorização dos profissionais da área" e argumentam que é dever do governo federal e do Congresso Nacional garantir os recursos necessários à educação.
A nota diz ainda ser fundamental "manter e ampliar as políticas de universalização da educação básica", incentivar e consolidar o ensino profissional, aumentando a oferta de técnicos e tecnólogos, além de incentivar as universidades públicas, centros de pesquisa e de produção de conhecimento.
Fátima Cleide criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não priorizar a alocação de recursos para o Programa Nacional de Valorização dos Profissionais em Educação em Nível Médio (Pró Funcionário).
- É lamentável esta atitude, faço questão de registrar aqui. Registro as atitudes corretas do meu governo, mas faço questão de neste caso lamentar que o Ministério da Educação não tenha tido para o programa o olhar carinhoso que deveria ter tido - disse.
14/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide comemora aprovação de recursos do pré-sal para a educação
Fátima Cleide registra instalação da comissão que organizará Conferência Nacional de Educação
Fátima Cleide lê nota de condolências do PT
Fátima Cleide registra necessidade de medidas para aumentar participação da mulher no Legislativo
Eleições serão decisivas para a educação, diz Fátima Cleide
Fátima Cleide registra 2º Encontro dos Povos da Floresta