Faturamento do comércio da Grande São Paulo cresce 2,4% em janeiro, segundo Fecomercio
O faturamento do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo somou R$ 12,7 bilhões em janeiro, 2,4% a mais do que o verificado em janeiro de 2011. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP), divulgada nesta segunda-feira (26), os setores que puxaram a alta foram comércio eletrônico (33,3%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (11,9%) e vestuário (11,7%).
“Esse desempenho do varejo veio contrariar alguns prognósticos que anteviam uma desaceleração das vendas no primeiro trimestre deste ano, como sinal de esgotamento gradativo do fôlego dos consumidores, que tendiam a agir de forma preventiva diante das turbulências e sinais recessivos da economia mundial”, evaliou a federação em nota explicativa.
Entre os fatores que ajudaram a manter o nível de consumo, a Fecomercio destacou o aumento de 7% do salário mínimo, com a “consequente injeção de mais de R$ 50 bilhões no mercado”, a queda da taxa de juros, e a desoneração de alguns eletrodomésticos.
Alguns setores, entretanto, registraram queda nas vendas, como o de farmácias e perfumarias (-12,7%) e material de construção (-8,3%).
Para a federação, a manutenção do ritmo de vendas dependerá do comportamento da inflação e da conjuntura internacional, “principalmente a crise europeia e a velocidade de recuperação da economia norte-americana”.
Fonte:
Agência Brasil
26/03/2012 20:38
Artigos Relacionados
Faturamento da indústria cresce 2,2% em novembro, segundo a CNI
Emprego formal cresce no comércio e recua na indústria, segundo dados do Caged
Produção de laranja cresce em São Paulo segundo Conab
Produção de laranja cresce em São Paulo segundo Conab
Otimismo do empresariado cai 2,4% em dezembro, segundo Fecomercio-SP
Fecomércio-SP aponta crescimento no número de empregos do comércio varejista