Fecomércio-SP aponta crescimento no número de empregos do comércio varejista



O emprego formal no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo cresceu 6,3% no mês de abril em comparação com o mês do ano passado, com um saldo de 942.215 posições ocupadas. Segundo dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) nesta segunda-feira (18), esse é o melhor resultado dos últimos 12 meses, incluindo o Natal, época em que aumentam as contratações no comércio varejista.

Em relação ao mês de março, houve crescimento de 0,4% no número de empregados formais no comércio varejista de São Paulo. Os dados divulgados pela entidade se baseiam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Apesar do aumento de empregos formais, houve redução no ritmo de crescimento de contratações, já que o desempenho das vendas no comércio varejista apresentou recuo de 2,7% em abril deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. A expectativa da Fecomercio é que o ritmo de contratações cresça em ritmo menor este ano.

“O atual cenário econômico é menos propício à evolução das contratações, porque variáveis como inflação e taxas de juros já apresentam uma trajetória ascendente, encurtando a renda dos consumidores e, consequentemente, reduzindo o ritmo de vendas do varejo”, observa nota da Fecomercio.

A média salarial do comércio foi R$ 1.407 em abril, valor inferior ao mês de março: R$ 1.412.


Fonte:
Agência Brasil



18/07/2011 17:06


Artigos Relacionados


Comércio varejista cresce no País

Vendas no comércio varejista crescem 0,2% em outubro

Comércio varejista tem aumento de 0,4% nas vendas em janeiro, diz IBGE

Atividade do comércio varejista tem queda de 0,3% em setembro, mostra Serasa

Segmento varejista emprega 6,5 milhões e lidera comércio em 2009

Faturamento do comércio da Grande São Paulo cresce 2,4% em janeiro, segundo Fecomercio