Feira do Livro de Porto Alegre foi criada em 1955



A Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do país, é o maior evento do gênero realizado ao ar livre na América Latina. A primeira edição, em 1955, teve como objetivo popularizar o livro entre os gaúchos, dinamizando o mercado livreiro do Rio Grande do Sul.

A proposta da feira é colocar à disposição do público uma ampla oferta de livros com descontos sobre os preços normalmente praticados. Assim, os organizadores continuam a seguir o lema dos fundadores do evento: "Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo".

Não é sem motivo que o lugar escolhido para realizar a feira, a Praça da Alfândega, seja situado em um dos pontos de maior circulação de pessoas da cidade. Lá, os estandes são instalados sob as grandes árvores do local, jacarandás e guapuruvus.

Desde os anos 70, a feira transformou-se em uma festa popular, com a organização de uma vasta programação cultural. Com a infra-estrutura ampliada e modernizada, a feira passou a receber grandes nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Após mais de quatro décadas, a feira continua a ser um local de encontro da cidade com o livro e um momento importante na vida cultural dos gaúchos.

Na última edição da feira, foram comercializados aproximadamente 445 mil livros, uma média de 164 exemplares vendidos diariamente por estande. A visitação estimada em 2001 foi de 1,6 milhão de pessoas. Este ano, o patrono do evento será o radialista e escritor gaúcho Ruy Carlos Ostermann.



30/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre

Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira

FNDE participa da Feira do Livro de Porto Alegre

Senadores participam da 47ª Feira do Livro de Porto Alegre

Paim lança livro em feira de Porto Alegre

SENADO PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE