Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira
A 57ª Feira do Livro de Porto Alegre será aberta às 18h desta sexta-feira (28). A expectativa, este ano, é de que o evento reúna um público de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas. A feira será realizada até 15 de novembro.
A Feira do Livro de Porto Alegre já faz parte das tradições culturais do estado do Rio Grande do Sul, e vem sendo realizada, ininterruptamente, nos últimos 57 anos. Localizada na área central da cidade, a feira terá, este ano, 800 sessões de autógrafos com escritores que estão lançando livros, além de 400 encontros com autores e cerca de 200 palestras e debates que abordam o universo do livro, leitura e literatura. Haverá, também, contação de histórias para o público infanto-juvenil.
A novidade deste ano será a inclusão de dias temáticos na programação do evento. Diariamente, um tema diferente será abordado nas atividades culturais destinadas a adultos e crianças. Serão tratados desde assuntos como os livros e as bibliotecas até questões sobre direitos humanos, antropologia e ecologia.
A Feira do Livro de Porto Alegre foi homenageada pela Presidência da República com a medalha da Ordem do Mérito Cultural, no ano de 2006, em reconhecimento ao grande valor cultural que a feira tem no estado do Rio Grande do Sul e no País. Em 2010, foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Cidade de Porto Alegre, pela Secretaria Municipal da Cultura.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participará da abertura da feira, representando a presidenta Dilma Rousseff.
Apoio
O Ministério da Cultura (MinC) apóia a Feira do Livro de Porto Alegre por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A pasta autorizou os organizadores do evento a captarem recursos da renúncia fiscal de R$ 1,3 milhão. Ao longo dos últimos dez anos, foram investidos mais de R$ 12 milhões no evento.
Para apoiar as feiras do livro existentes no Brasil e estimular a criação de novas, principalmente em médias e pequenas cidades, a Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura (FBN/MinC) lançou, este ano, o programa Circuito Nacional de Feiras do Livro, que sistematiza um calendário de realização das feiras por todo o País e lhes dá apoio. Além disto, desde o mês de abril, todos os eventos literários passaram a ser enquadrados na Lei Rouanet para captação de patrocínios, com 100% de isenção no Imposto de Renda.
O calendário das feiras é formado de eventos realizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros. Conta com apoio do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Liga Brasileira de Editoras (Libre), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitários (Abeu), Câmara Rio- Grandense do Livro e as câmaras regionais.
Fonte:
Ministério da Cultura
28/10/2011 16:11
Artigos Relacionados
Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre
FNDE participa da Feira do Livro de Porto Alegre
Senadores participam da 47ª Feira do Livro de Porto Alegre
Paim lança livro em feira de Porto Alegre
Feira do Livro de Porto Alegre foi criada em 1955
SENADO PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE