Feira em SP expõe tecnologias adaptadas à agricultura familiar



A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em São Paulo (Incra/SP) e a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, promovem neste sábado (19), das 9h às 16, a primeira edição da Feira de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar (Feta). Realizado no Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, o evento destaca 31 tecnologias selecionadas dentre mais de 700 recolhidas pela extinta Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) junto a produtores e técnicos agrícolas de várias regiões do Brasil. 

A feira é parte do projeto Implantação de Área de Capacitação e Treinamento para Assentados e Pequenos Produtores Rurais, que prevê investimento de R$ 650 mil por parte do Incra. Em contrapartida, a faculdade coloca à disposição o Sítio Modelo, com 17 hectares de área, equipamentos, edificações, pessoal, recursos naturais (com destaque para a água), conhecimento estruturado nas áreas de produção e gestão, equipamentos e suprimentos para manter tanto o sítio, quanto as Fazendas Experimentais de Ensino, Pesquisa e Extensão (Feep). A faculdade também se compromete a desenvolver diversas atividades de capacitação, além da realização anual da feira. 

A entrada para a feira é franca. Além disso, sindicatos rurais, associações e cooperativas podem agendar visitas monitoradas.

 

Seleção das tecnologias 

Para a seleção das tecnologias, os organizadores levaram em conta critérios como praticidade, eficácia, segurança, custo e aspectos ambientais. “É importante salientar que não se trata de uma feira de inventos. Todas as soluções apresentadas são ou já foram utilizadas em alguma região do País”, explica o professor Sílvio José Bicudo, coordenador da feira. 

Também serão apresentadas tecnologias recolhidas em outros países, como um filtro de areia para a purificação de água utilizado no Senegal ou a adubação de hortas por meio de um galinheiro portátil, solução encontrada por pequenos agricultores da Jamaica. “O que queremos fazer é construir uma ponte entre os conhecimentos dos produtores de diferentes localidades”, afirma o coordenador. Para a apresentação na feira, as tecnologias foram divididas nos eixos temáticos Cotidiano, Meio Ambiente e Energia.

 

Cursos programados 

Para o período 2011/2012, estão programados cursos sobre atividades específicas de produção, como sistemas de irrigação de baixo custo; processamento de produtos de origem agropecuária; gestão, como controle de custos e análise de mercado; e desenvolvimento de tecnologias alternativas em laboratório específico. Também serão oferecidos cursos de educação ambiental para agricultores e filhos de agricultores. 

A FCA e o Incra vêm desenvolvendo outras ações conjuntas e criando modelos para a produção sustentável em assentamentos de trabalhadores rurais no estado de São Paulo. Destacam-se a criação da Prospecta (Incubadora Tecnológica de Botucatu) e a criação do Parque Tecnológico Botucatu. 

Mais informações com o professor Silvio Bicudo, coordenador da Feira, pelo telefone (14) 3811-7100.

 

Fonte:
Incra



18/03/2011 17:11


Artigos Relacionados


Esalq e Incra vão estudar tecnologias para agricultura familiar

Embrapa expõe mais de 200 tecnologias agropecuárias em feira

Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiar

Agricultor familiar expõe produtos em feira

Rio Grande do Norte sedia Feira da Agricultura Familiar

Feira de Agricultura Familiar terá Praça da Biodiversidade