Feirão de emprego na construção civil reúne 10 mil pessoas no RJ
O 1º Mega Feirão do Emprego da Indústria da Construção realizado em São Cristovão, no Rio de Janeiro, no último sábado (16), reuniu mais de 10 mil pessoas, interessadas em cerca de mil vagas de emprego, além de cursos de qualificação, palestras e orientação profissional.
Organizado com o apoio dos governos Federal e Estadual, representantes de diversas empresas ligadas ao ramo da construção civil ofereceram vagas de emprego na área e em cursos relacionados. Além disso, os participantes puderam conferir palestras e providenciar a emissão de documentos básicos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.
Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação entre o governo do Rio de Janeiro e o Sindicato da Construção Civil para assegurar prioridade ao público do Cadastro Único e do Bolsa Família nas ações de qualificação profissional e construção civil.
Verônica dos Santos, beneficiária do Bolsa Família e mãe de quatro filhos, tem esperança de conseguir uma oportunidade de servente ou auxiliar de serviços gerais, vagas oferecidas por uma construtora. “Meu sonho é um dia não precisar mais do Bolsa Família, mas hoje, infelizmente, é com ele que consigo sobreviver. Tenho bastante experiência na área de limpeza, acho que isso vai me ajudar a conseguir um destaque e ficar com uma das vagas”, acredita.
Representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), parceiro do evento, o secretário-adjunto de superação da extrema pobreza, Cláudio Roquete, acredita que a iniciativa é uma importante valorização do papel da construção civil na sociedade. “É uma experiência inovadora e de extrema importância para todos os beneficiários de programas sociais”, apontou.
Segundo Roquete, o MDS pretende replicar a ação em outros estados. “Com ações como esta, os atendidos pelo Plano poderão obter uma capacitação voltada para uma vaga real no mercado de trabalho, de acordo com as qualificações de cada um”, concluiu Roquete.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
18/07/2011 16:12
Artigos Relacionados
Via Rápida Emprego capacita mais de 3 mil pessoas para a construção civil
Emprego na construção civil cresce em 1,68% em julho
Emprego na construção civil cresce 9,4% no ano, aponta Sinduscon
MALDANER DEFENDE ESTÍMULO AO EMPREGO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Emprego na construção civil cresce 8% no ano e bate recorde, segundo Sinduscon-SP
Construção civil deve continuar gerando emprego e renda, diz presidenta