Fernando Bezerra defende carcinicultura potiguar



O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) ocupou a tribuna nesta quinta-feira (28) para defender a carcinicultura, ou criação de camarões em cativeiro, no Nordeste e especialmente no Rio Grande do Norte. Segundo ele, essa atividade, para a qual a região tem grande vocação, está sendo tolhida pela ação do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

- A preservação do meio ambiente é fundamental para o futuro da humanidade, mas é preciso que encontremos formas racionais de, preservando-o, fazer com que se desenvolvam as oportunidades de desenvolvimento econômico que se apresentam - afirmou o senador.

A carcinicultura, de acordo com Fernando Bezerra, tem sido desenvolvida principalmente por micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte, somando 231 os empreedimentos de pequeno porte no ramo. "Todas essas pequenas empresas hoje têm sua atividade econômica cerceada por uma incompreensão do Ibama. Delas, apenas 5% são acusadas de degradação do meio ambiente. E 95% têm as suas atividades paralisadas simplesmente por razões burocráticas", protestou o parlamentar.

Segundo o senador, a carcinicultura é hoje a principal atividade da pauta de exportações do Nordeste, à frente do turismo. O camarão produzido em cativeiro no Nordeste é o que apresenta maior produtividade no mundo, e o setor emprega 17 mil pessoas na região. No Rio Grande do Norte, com a decadência das salinas do estado, os tanques produtores de sal passaram em muitos casos a ser aproveitados para a criação de camarões.

- É crucial para o nosso país exportar. E essa é uma atividade econômica em que nós somos competitivos em qualquer lugar do mundo - salientou Fernando Bezerra.



28/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


FERNANDO BEZERRA DEFENDE.GOVERNADOR DO RIO G. DO NORTE

FERNANDO BEZERRA DEFENDE CRESCIMENTO ECONÔMICO

FERNANDO BEZERRA DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO

FERNANDO BEZERRA DEFENDE ESTÍMULO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO

Bezerra homenageia centenário de político potiguar

PTB apoiará Lula, diz Fernando Bezerra