Fernando Henrique pede a colaboração do Congresso



O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira ao presidente do Senado, Ramez Tebet, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves, que o Congresso está sendo chamado a colaborar para proteger o Brasil dos efeitos da crise internacional iniciada com os recentes atentados terroristas nos Estados Unidos. Os três se reuniram no Palácio da Alvorada.

Segundo Tebet, Fernando Henrique abordou o estabelecimento de uma agenda positiva de votações no Congresso Nacional:

- Ele disse que é preciso toda a atenção, toda a colaboração do Poder Legislativo, é preciso que o Brasil todo esteja unido nessa hora. E fez votos para que o Congresso agilize as matérias que estão tramitando, para que encontremos o caminho para uma agenda positiva, que é o desejo de todos nós - relatou Tebet.

A inesperada baixa no preço do barril do petróleo foi um dos fatos analisados pelo presidente da República durante a reunião. O senador explicou que a notícia sobre o petróleo "é uma coisa muito boa", pois as repercussões econômicas são tidas como "o aspecto mais sério" da crise do ponto de vista do Brasil, e por isso estão merecendo atenção permanente dos ministros da área e do próprio Fernando Henrique:

- O presidente disse que uma avaliação do quadro internacional é muito difícil. Primeiro diziam que a política é igual nuvem, e agora parece que a economia também, pois o preço do petróleo baixou quando ninguém esperava por isso - afirmou o presidente do Senado.

Embora preocupado com a situação internacional, Fernando Henrique Cardoso "manifestou confiança" na posição brasileira, de acordo com Tebet.

- O presidente da República está antenado vinte e quatro horas por dia, acompanhando de perto o que está acontecendo no mundo, e manifestou preocupação, mas ao mesmo tempo confiança - informou.

Ainda segundo o senador, durante o encontro Fernando Henrique também mencionou sua conversa com o presidente norte-americano, George Bush, que agradeceu a solidariedade brasileira aos Estados Unidos.

25/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cabral rechaça críticas de Fernando Henrique ao Congresso

PPB PEDE A FERNANDO HENRIQUE APOIO À AGRICULTURA

REQUIÃO PEDE RENÚNCIA DE FERNANDO HENRIQUE

SIMON PEDE A FERNANDO HENRIQUE QUE CONCLUA REFORMAS SOCIAIS

SUPLICY PEDE A FERNANDO HENRIQUE QUE RECEBA REPRESENTANTES DE SEM-TERRA

SUPLICY PEDE A FERNANDO HENRIQUE QUE PARTICIPE DE DEBATE ELEITORAL