Brasil conquista o 3º lugar no Mundial de Atletismo Paraolímpico



Dos 35 atletas da delegação brasileira, 24 conquistaram medalhas e três recordes mundiais foram batidos


O Campeonato Mundial de Atletismo Paraolímpico foi encerrado no domingo (28) e a delegação brasileira conquistou 40 medalhas, sendo 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes. O Brasil ficou em terceiro lugar na classificação geral do Mundial disputado em Lyon, na França. Doze recordes foram batidos: três mundiais, oito do próprio campeonato e um nacional. Dos 35 atletas da delegação brasileira, 24 conquistaram medalhas, o que representa o total de 68% do grupo de competidores. Há dois anos, em Christchurch, na Oceania, foram 30 pódios, com 12 ouros, 10 pratas e oito bronzes. Este foi o maior Mundial de Atletismo organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC na sigla em inglês). Cerca de 1300 atletas, de quase 100 países, participaram de 207 provas na competição.

Além dos pódios esperados de nomes consagrados como Terezinha Guilhermina (três ouros), Alan Fonteles (três ouros) e Yohansson Nascimento (um ouro, uma prata e um bronze), talentos já consolidados renasceram e outros surgiram, garantindo a renovação da seleção brasileira de atletismo.

“O objetivo, realmente, era ter uma campanha superior ao último mundial. Mas, o mais importante, foi a revelação de jovens talentos, que já chegaram com boas atuações, e quantidade de atletas conseguindo medalhas. Isso mostra que estamos no caminho certo. Para começo de ciclo, é fundamental”, analisou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

 

Superação de lesões e novos talentos