Ferreira Gullar, poeta brasileiro, recebe prêmio dos países de língua portuguesa



O poeta e dramaturgo Ferreira Gullar, o ganhador da edição de 2010 do Prêmio Luís de Camões, vai receber a premiação no valor de € 100 mil (cem mil euros) nesta quinta-feira (16). 


O concurso, realizado anualmente pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo Instituto Camões, é considerado o mais importante prêmio literário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia de entrega será nesta quinta-feira (16), na Biblioteca Nacional, às 17h.


Gullar foi escolhido pelo conjunto de sua obra, em reunião realizada pelo júri do prêmio, em maio deste ano, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.


Aos 79 anos, o poeta e dramaturgo Ferreira Gullar é o 22º escritor a ganhar o Prêmio. Pelo segundo ano consecutivo, a poesia foi destacada pelo júri. No ano passado, o poeta cabo-verdiano Armènio Vieira foi o nome agraciado com o Camões, sendo o primeiro escritor de seu país a receber a honraria.


Entre ensaios, crônicas, poesias e obras para o teatro alguns são destaques em seu trabalho: A luta corporal (1954); Dentro da noite veloz (1975); Poema sujo (1975); Na vertigem do dia (1980); Barulhos (1987); Muitas vozes (1999). O poeta também foi o vencedor, em 2007, do Prêmio Jabuti. Além disso, Gullar recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Machado de Assis, a maior honraria da Academia Brasileira de Letras.


Participam da solenidade representantes da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, do Instituto Camões e da Academia Brasileira de Letras.



Fonte:
Ministério da Cultura



16/09/2010 15:54


Artigos Relacionados


Jader recebe ministros de países de língua portuguesa

Casa das Rosas recebe Ferreira Gullar pela primeira vez

Cultura: Museu da Língua Portuguesa recebe prêmio Quatro Rodas

Brasileiro recebe prêmio da Unesco por estudo sobre influência da língua árabe no português

Países de língua portuguesa preparam parceria em CT&I

Reunião de países de língua portuguesa discute governança