Países de língua portuguesa preparam parceria em CT&I



Diplomatas e gestores públicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se encontram nesta quinta (12) e sexta-feira (13), em Lisboa (Portugal), para a segunda Reunião de Pontos Focais de Ciência e Tecnologia do bloco. Cada nação deverá indicar pessoas para compor um grupo encarregado de construir um plano estratégico para incrementar a parceria em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de 2014 a 2017.

O assunto vem sendo discutido desde 2012 pela CPLP. Em junho passado, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Duarte Filho, participou de uma reunião em Moçambique, onde se decidiu formar grupos para executar a tarefa.

Para o plano estratégico, o Brasil defende cooperação multilateral em ciências biológicas, do mar, sociais e humanas, acesso livre ao conhecimento, gestão de recursos hídricos, observação da terra, popularização da ciência, segurança alimentar e nutricional, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e bens sensíveis.

Contribuem com propostas a Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI (Assin), as secretarias de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), Política de Informática (Sepin) e Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da pasta (Seped), a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI).

Além de dar apoio ao plano estratégico, o Brasil deve sugerir à CPLP um programa-quadro, instrumento de maior alcance. O País acumulou experiência ao participar da elaboração de documentos equivalentes para o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A primeira Reunião de Pontos Focais de Ciência e Tecnologia ocorreu em dezembro de 2012.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



12/12/2013 15:46


Artigos Relacionados


Museu Emílio Goeldi debate parceria na área de pesca com países de língua portuguesa

Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa

Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa

Reunião de países de língua portuguesa discute governança

Pesquisadores dos países de língua portuguesa se reúnem em Belém (PA)

Comunidade de Países de Língua Portuguesa participam de encontro