FHC: Brasil deve aceitar ingresso da Venezuela no Mercosul
Em entrevista nesta manhã à TV Senado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ser favorável ao ingresso da Venezuela no Mercosul. Para ele, o Brasil deve "ser prático" e ver se a Venezuela cumpre as condições necessárias para ingressar no bloco.
Atualmente, ressaltou, a Venezuela tem sua atenção mais voltada aos Estados Unidos e ele considera difícil que "olhe para o Sul". No entanto, Fernando Henrique opinou que o Mercosul deve olhar a Venezuela com atenção e aceitá-la no Mercosul, caso o país esteja disposto a respeitar as cláusulas democráticas do bloco.
Para FHC, a integração dos países membros do Mercosul ainda não é uma realidade. Em sua opinião, a união depende de condições de infraestrutura, como estradas, ferrovias e energia, e não apenas de entendimentos sobre questões tarifárias.
Conforme observou, os governos dos países membros divergem em muitas questões, sendo necessária a construção de uma base comum de interesses, que integre os países do Mercosul.
Fernando Henrique observou ainda que, apesar de apoiar a realização de eleição direta para o Parlamento do Mercosul, ele defende que isso aconteça em um processo gradual. Em sua avaliação, a população ainda não está bem informada sobre o que representa o bloco.
Mais informações a seguir
07/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá comemora ingresso da Venezuela no Mercosul.
Suplicy defende ingresso da Venezuela no Mercosul
Parlamentares debatem ingresso da Venezuela no Mercosul
CRE volta a examinar ingresso da Venezuela no Mercosul
Parlamentares defendem ingresso da Venezuela no Mercosul
Collor condena ingresso da Venezuela no Mercosul