Figueiró cobra resolução sobre desapropriação de terra no Mato Grosso do Sul



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) protestou, nesta quinta-feira (6), contra decisão da Justiça Federal de suspender a nova ordem de reintegaçao de posse da Fazenda Buriti, no Mato Grosso do Sul, até o julgamento, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, atendendo a um recurso da Advocacia Geral da União (AGU).

O senador afirmou que o juiz "extrapolou" o pedido da AGU, porque esta não solicitou a suspensão da reintegração de posse, apenas a suspensão da multa de R$ 1 milhão por dia.

- Quando a própria Justiça se mostra refém do medo, a quem o cidadão poderá recorrer? A falta de compreensão da importância do cumprimento da lei não pode ser tolerada. O Brasil inteiro assistiu, escandalizado, os índios rasgarem e pisotearam uma ordem judicial - disse.

Dessa maneira, afirmou Figueiró, "volta-se perigosamente" à situação anterior, criando "desassossego" nos produtores de alimentos e da população do estado. O parlamentar informou que a comunidade está se mobilizando e que produtores estão entrando com um pedido de habeas corpus, na Justiça, para impedir que os proprietários de terras que sofreram invasão possam ser presos por força policial.

- Trata-se de uma decisão de resistência dramática, que poderá provocar a perda de vidas, caso a conflagração atinja níveis insuportáveis - alertou.

O senador  ainda comemorou a visita do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Sidrolândia, acompanhado do governador do Mato Grosso do Sul e de 110 militares da Força Nacional de Segurança, para encontrar uma saída para o conflito entre índios e produtores rurais.

Na zona de conflito localizam-se 35 fazendas de pequenos e médios produtores que se acham ameaçados por índios da aldeia Buriti, que se consideram os verdadeiros donos das terras. Figueiró lamentou, no entanto, o fato de que os homens da Força Nacional estejam a 10 quilômetros da área de confronto.

O parlamentar ressaltou que é fundamental a participação do Executivo e reiterou a confiança "no despertar da consciência do governo federal" para restabelecer a concórdia entre produtores rurais e população indígena.

- Hoje [índios e produtores] estão em conflito por culpa da omissão do próprio governo - afirmou.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS), relator da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), lembrou que o assunto foi o tema principal, da comissão nesta quinta-feira, quando foi debatido requerimento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para formar uma comissão especial que converse com o ministro da Justiça e que faça uma visita ao Mato Grosso do Sul.



06/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Concluído estudo sobre terra indígena de guaranis kaiowás em Mato Grosso do Sul

Figueiró reivindica separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora 36 anos de Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Figueiró pede mais investimento em infraestrutura no Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora crescimento da indústria no Mato Grosso do Sul