Filme brasileiro sobre irmãos Villas Bôas participará do Festival de Cinema de Berlim



A produção brasileira do paulistano Cao Hamburger, Xingu, está entre os filmes selecionados para a mostra Panorama no Festival de Cinema de Berlim, que será realizado de 9 a 19 de fevereiro na capital alemã.  O longa-metragem reconstitui a saga dos sertanistas Orlando, Leonardo e Cláudio Villas Bôas, considerados a vanguarda dos direitos dos indígenas e da preservação do meio ambiente no Brasil, e tem os atores Caio Blat, João Miguel e Felipe Camargo como protagonistas.

O filme recebeu R$ 2,6 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerenciado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em chamadas públicas para produção e distribuição de longas-metragens independentes. A produção do longa foi orçada em aproximadamente R$ 14,3 milhões.

O FSA é um fundo destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil e possui recursos oriundos da própria atividade econômica, de contribuições recolhidas pelos agentes do mercado, principalmente da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). O Comitê Gestor do FSA é composto por dois representantes do Ministério da Cultura, um da Ancine, um dos agentes financeiros credenciados e por dois membros da indústria audiovisual.

Na mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim são apresentados novos filmes de cineastas consagrados, filmes de estreia e novas descobertas. Tradicionalmente, filmes de autor são a espinha dorsal da mostra. Todas as obras apresentadas são premieres mundiais ou europeias. No Brasil, Xingu tem estreia prevista para o dia 6 de abril.

 

Fonte:
Ancine

 

04/01/2012 18:30


Artigos Relacionados


Filme brasileiro ganha dois prêmios no Festival de Berlim

SANCIONADA LEI QUE DÁ PENSÃO VITALÍCIA AOS IRMÃOS VILLAS BOAS

APROVADA PENSÃO VITALÍCIA PARA IRMÃOS VILLAS BOAS

Filme sobre ditadura militar vence 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Programa governamental promove cinema brasileiro no Festival de Berlim

Festival Internacional de Cinema de Brasília é aberto com filme de diretor brasileiro