Programa governamental promove cinema brasileiro no Festival de Berlim



O cinema brasileiro terá diversas ações de promoção durante a 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), que começa na próxima quinta-feira (9). Organizada pela sexta vez consecutiva pelo Programa Cinema do Brasil, a participação brasileira terá em 2012 o filme Tabu concorrendo na mostra competitiva, dois na sessão Panorama e mais um na mostra Berlinale Shorts.

O programa é uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Também serão realizados encontros de relacionamento entre 22 empresas brasileiras e estrangeiras e serão exibidas oito produções para distribuidores e vendedores estrangeiros.

Tabu conta a história de uma idosa temperamental, sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais, que partilham o andar de um mesmo prédio em Lisboa. Quando a mais velha morre, as outras duas conhecem um episódio do seu passado: uma história de amor e crime ocorrida numa África de filme de aventuras. A película brasileira foi dirigida por Miguel Gomes e coproduzida por Komplizen Film, Shellac Sud e pela Gullane Filmes, integrante do Programa Cinema do Brasil.

Na mostra paralela, conhecida como Panorama, dois filmes nacionais também estarão à mostra: Xingu e Olhe Pra Mim de Novo. Na mostra Berlinale Shorts, será exibido o curta-metragem Licuri Surf. “Berlim é um dos maiores festivais de cinema do mundo. O evento propicia grande visibilidade a quem está por lá, e o Brasil tem uma participação cada vez mais importante no evento. Em Berlim, são criadas diversas oportunidades de relacionamento que permitem o estabelecimento de futuras parcerias para coprodução ou distribuição do filme acabado”, acredita Christiano Braga, gestor do programa.

Durante o festival, 22 empresas brasileiras associadas ao Cinema do Brasil terão a oportunidade de mostrar seus projetos a potenciais parceiros internacionais, como distribuidores e agentes de venda. Esses encontros de relacionamento buscam dar visibilidade internacional ao cinema brasileiro.

Já a exibição de mercado, market screening, de Berlim terá a participação de oito filmes brasileiros já finalizados: Família Vende Tudo; A Cadeira do Pai; Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios; Corpo Presente; O Início, o Fim e o Meio; Sudoeste; O Palhaço; e Onde Está a Felicidade?. Nessa modalidade do festival, as películas são exibidas para potenciais distribuidores e vendedores.

“O Programa Cinema do Brasil desenvolveu, no último ano, uma ação de prospecção na Alemanha com o objetivo de aprofundar o conhecimento em relação àquele mercado. Um estudo de inteligência comercial também permitiu aos participantes do projeto conhecer as características das produções locais, estabelecer parcerias e entender a dinâmica de mercado”, diz André Sturm, presidente do Cinema do Brasil.

Sobre o Festival

Em 2012, o Festival Internacional de Cinema de Berlim deve receber a visita de cerca de 300 mil pessoas, incluindo mais de 19 mil profissionais oriundos de 115 países e 4 mil jornalistas. A programação do Festival Internacional de Cinema de Berlim exibe cerca de 400 filmes por ano, a maioria internacionais ou estreias no mercado europeu.

Cinema do Brasil

Idealizado em 2006 para ampliar a participação do cinema e do audiovisual brasileiro no mercado internacional, o Programa Cinema do Brasil estimula e propicia cenários para a prospecção de novos mercados e a venda internacional de serviços de produção, além de valorizar a imagem da indústria cinematográfica nacional e gerar receita e empregos.

O trabalho de excelência desenvolvido pelos produtores e agentes brasileiros, aliado ao trabalho do Cinema do Brasil, tem gerado um grande volume de vendas internacionais e um expressivo aumento de coproduções. Em 2010, as 133 empresas que participaram do programa indicaram que os negócios entre Brasil e outros países ultrapassaram a cifra de US$ 46 milhões, com 540 vendas internacionais e 25 coproduções acordadas. A expectativa de negócios futuros, iniciados naquele ano, era de US$ 67 milhões.

 

Fonte:
Apex-Brasil

 



06/02/2012 21:34


Artigos Relacionados


Filme brasileiro sobre irmãos Villas Bôas participará do Festival de Cinema de Berlim

Programa Cinema do Brasil promove filmes do País no Festival de Cannes

Filme brasileiro ganha dois prêmios no Festival de Berlim

Cinema: Secretaria da Cultura promove festival de cinema na praia

1º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Londres recebe Festival Brasileiro de Cinema