Filmes nacionais recebem apoio para festivais no exterior
O Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, que acontece entre os dias 8 e 16 de março, no Uruguai, e o Cinelatino - Encontros de Toulouse, de 20 a 30 de março, na França, contarão com a participação de mais de 30 filmes nacionais. Destes, seis receberão apoio do Programa de Apoio a Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops da Ancine, que auxilia produções oficialmente convidadas a participar de 80 festivais internacionais de cinema.
Na Competição de Longas-Metragens Latino-Americanos do Festival Internacional de Punta del Este, três brasileiros estão na disputa pelo Prêmio Mauricio Litman nas categorias melhor filme, diretor, ator e atriz, e pelo Prêmio do Público. A animação "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr, e o drama "Tatuagem", de Hilton Lacerda, receberam auxílio financeiro do programa de apoio para viabilizarem suas participações no evento. A participação brasileira na competição oficial se completa com o longa "Flores Raras", de Bruno Barreto.
Ainda no Festival de Punta del Este, a mostra não competitiva Panorama Latino-Americano exibirá o filme "A Oeste do Fim do Mundo", de Paulo Nascimento, e a seção dedicada a lançamentos de filmes uruguaios selecionou a coprodução Brasil-Alemanha "Entre Vales", de Philippe Barcinski.
O Cinelatino - Encontros de Toulouse conta, nesta edição, com uma extensa participação do cinema brasileiro. Ao todo, 12 curtas e 16 longas-metragens foram selecionados para fazer parte da programação. Destes, três longas, concorrentes ao prêmio da Competição Oficial, foram contemplados pelo programa de apoio da Ancine: "O homem das multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, recebeu apoio financeiro; "Casa grande", de Fellipe Barbosa, além do apoio financeiro, também teve cópia confeccionada com a ajuda do programa; e "O lobo atrás da porta", de Fernando Coimbra, contou com o apoio completo, que consiste na confecção e no envio da cópia legendada ao festival e no auxílio financeiro. "Era uma vez eu, Verônica", de Marcelo Gomes, é o quarto concorrente brasileiro na premiação.
O Brasil também terá três representantes na Competição Oficial de Curtas-Metragens: "O caminhão do meu pai", de Mauricio Osaki, coprodução com o Vietnã, contou com o envio da cópia e com o auxílio financeiro do programa da Ancine. Também na seleção oficial estão "Fernando que ganhou um pássaro do mar", de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.; e "Pra eu dormir tranquilo", de Juliana Rojas.
Serão exibidos ainda no Cinelatino - Encontros de Toulouse, espalhados pelas diversas mostras não competitivas os longas-metragens "A Via Láctea", de Lina Chamie; "De menor", de Caru Alves de Souza; "Dominguinhos", de Eduardo Nazarian, Mariana Aydar e Joaquim Castro; "Histórias que só existem quando lembradas", de Julia Murat; "Just shoot me", de Cláudia Nunes; "Castelo Rá-Tim-Bum", de Cao Hamburguer; "O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho; "O menino e o mundo", de Alê Abreu; "O mestre e o divino", de Tiago Campos"; "Que bom te ver viva", de Lucia Murat; "Raça", de Megan Mylan e Joel Zito Araujo; e "Serra Pelada, a lenda da montanha de ouro", de Victor Lopes; e os curtas-metragens "A onda traz o vento leva", de Gabriel Mascaro; "Estrada Dom Joaquim Mamede", de José Amarante; "Jessy", de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge; "Juro que vi: Matinta Pereira", de Humberto Avelar; "Memória do Rio", de Roney Freitas; "O afinador", de Matheus Parizi e Fernando Camargo; "O gigante", de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida; "Os Irmãos Mai", de Thais Fujinaga; e "Sonhos", de Haroldo Borges.
Fonte:
06/03/2014 17:56
Artigos Relacionados
Filmes selecionados para festivais na Espanha recebem apoio financeiro da Ancine
Filmes nacionais recebem apoio para participar de festival na Alemanha
Produtoras culturais recebem apoio para participar de eventos no exterior
Filmes brasileiros participam de festivais na França e na Holanda
Filmes brasileiros participam de festivais latino-americanos
Filmes brasileiros participam de festivais europeus em novembro