Produtoras culturais recebem apoio para participar de eventos no exterior
Duas portarias publicadas nesta quarta-feira (23), pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), no Diário Oficial da União, trouxeram os nomes dos primeiros beneficiados pelo Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais.
Foram selecionados representantes de onze empresas produtoras brasileiras independentes que receberão apoio financeiro para participar do American Film Market, que acontece de 6 a 13 de novembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e representantes de duas outras empresas para participação no Discop Africa, de 6 a 8 de novembro, em Johanesburgo, na África do Sul.
O programa faz parte da política da Ancine voltada à promoção do audiovisual brasileiro no cenário internacional. Os produtores selecionados vão receber, cada um, apoios nos valores de R$ 3.300 para o American Film Market e de R$ 2.700 para o Discop Africa, a fim de viabilizar efetivamente suas participações nos eventos. Os gastos provenientes do apoio devem ser realizados prioritariamente com a aquisição de passagens aéreas de ida e volta, e todos os representantes deverão prestar contas do apoio recebido em até 60 dias do encerramento do evento.
O Programa de Apoio continua com inscrições abertas para os interessados em participar do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), na Holanda, de 20 de novembro a 1º de dezembro; do Ventana Sur, em Buenos Aires, Argentina, de 3 a 6 de dezembro, e do Asian TV Forum & Market, em Marina Bay, Cingapura, também de 3 a 6 de dezembro. Estão aptos a requerer apoio do programa os representantes (pessoas físicas) de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na Ancine, que tenham ao menos um CPB de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido e ao menos um SALIC de projeto em processo de realização no momento do pedido. Consulte o regulamento do programa para mais informações.
Para o American Film Market foram selecionadas as seguintes empresas produtoras independentes: Prodigo Filmes, representada por Francesco Alessandro Civita; Bananeira Filmes, representada por Vania Beatriz Lima Catani; Tambellini, representada por Sofia Cardoso Teixeira Gomes; Gata Cine Produções, representada por Carina Hery Misobuchi; Casa Redonda, representada por Sabrina Nudeliman; Busca Vida Filmes e Produções, representada por Bernardo Bath; Nexus, representada por Maria Rita de Cássia Buzar; Belli Studio Design, representada por Rubens Belli; Lupa Filmes - Titânio, representada por Maria Luisa Miranda Costa; VideoGrafik, representada por Antonio Carlos Simão; e Pironauta, representada por Frederico Mendina de Morais. Já para o Discop Africa serão apoiadas a BSB Serviços e a Schurmann Film Company, representadas respectivamente por Mônica Monteiro e João Roni Jardim Garcia.
Fonte:
Agência Nacional do Cinema
23/10/2013 17:18
Artigos Relacionados
Produtoras recebem apoio para participar de festival em Amsterdã
Filmes nacionais recebem apoio para participar de festival na Alemanha
Filmes nacionais recebem apoio para festivais no exterior
Ancine apoia ida de produtoras a eventos internacionais
BNDES recebe inscrições para patrocínio de eventos culturais
BNDES abre inscrições para patrocínio de eventos culturais