Finep apoia ampliação de laboratório de pesquisa



Pela terceira vez a ZEN, fabricante de peças para o mercado automotivo nacional e internacional, participa do programa de financiamento da Finep (2005, 2008 e 2013), com montante de captação de recursos de R$ 78 milhões. Neste ano, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) aprovou investimentos de R$ 36 milhões para utilização em projetos até 2015.

Parte destes recursos está sendo direcionada ao novo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. A ZEN investe 5% do seu faturamento anualmente em P&D com o objetivo de lançar novos produtos e qualificá-los para o mercado original e de reposição.

O percentual do faturamento com novos produtos teve um aumento de 14% em 2007, para atuais 25%. “A ZEN consegue obter financiamento do governo porque possui engenharia própria, desenvolvendo produtos e processos inovadores que tornam a empresa competitiva no mercado automotivo mundial”, afirma o presidente Gilberto Heinzelmann.

Para Paulo J. P. de Resende, superintendente de Fomento e Novos Negócios da Finep, esse é um bom exemplo de investimento permanente em inovação: “A ZEN se consagra como um caso de relacionamento de longo prazo com a inovação. Espero que tenha sucesso no novo investimento e que conte com a FINEP nos investimentos futuros”.

Cristiano Foppa, gestor de Pesquisa e Desenvolvimento, afirma que por meio de financiamento a ZEN diversificou suas linhas de produtos e desenvolveu novos canais de distribuição, gerando 13 patentes desde 2006. A mais recente tecnologia inovadora protegida por patente mundial é a polia de alternadores OAD (Overrunning Alternator Decoupler), lançada em outubro no 22º Congresso e Mostra SAE BRASIL, em São Paulo e apresentada em evento em Frankfurt, na Alemanha.

A OAD está sendo direcionada inicialmente para equipar carros de alto padrão e também com motores de 3 cilindros, a maioria fabricados nos Estados Unidos e na Europa. O equipamento apresenta performance superior, e contribui para a redução do desgaste do conjunto devido ao menor nível de vibração no sistema.

Assim, garante maior eficiência energética e menor nível de ruído. O departamento de P&D da ZEN, focado em novas tecnologias, desenvolveu 100% do novo produto internamente, incluindo os testes de durabilidade.

O novo Laboratório de P&D, iniciado em 1999 como sala de testes funcionais para produtos, passa a dar suporte completo ao desenvolvimento de produtos. Com ampliação de 20% da área construída, o Laboratório recebeu novas bancadas para validação das polias OAP (Overrunning Alternator Pulley) e OAD (Overrunning Alternator Decoupler), além de aumentar a segurança e o conforto dos profissionais.

Também foi criada uma área de montagem de protótipos e análise de concorrência (benchmarking) para aumentar o know how do desenvolvimento de produtos. “Com estes investimentos a ZEN se qualifica com um laboratório completo para validação de polias de acordo com os requisitos das montadoras em nível global”, conclui Geraldo Coelho Neto, gerente de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos e Processos.

ZEN S.A.

Com sede em Brusque, SC, e cerca de 1.000 colaboradores, a empresa fabrica Impulsores de Partida, Planetárias, Polias de Roda Livre e Rígidas para aplicação em motores de partida e alternadores. O empreendimento também produz Tensionadores para linha mecânica e Placas de Partida e Tensor de Corrente para o mercado de moto peças. A ZEN Aliminium fabrica Mancais para alternadores e motores de partida em alumínio e ferro fundido.

A unidade oferece seus serviços de injeção a terceiros. A ZEN está presente em todos os continentes, e exporta para mais de 60 países. Além da forte atuação mundial, a empresa cresce no mercado brasileiro, aquecido nos últimos anos devido ao aumento da produção de veículos.

Fonte:
Finep



12/12/2013 17:24


Artigos Relacionados


Finep apoia encontro de empresários juniores

Finep apoia construção de Instituto de Tecnologia em Recife

Finep apoia tecnologias inovadoras que promovam inclusão social de deficientes

Finep apoia tecnologias inovadoras que promovam inclusão social de deficientes

Finep apoia projeto inédito de uso da robótica na construção de aviões no Brasil

Laboratório de bioetanol recebe propostas de pesquisa