Finep apoia construção de Instituto de Tecnologia em Recife



O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, e o chefe do Departamento de Ciências, Infraestrutura e Tecnologia 3 (Engenharias), Ricardo Rosa, assinaram no dia 24 de outubro, a ordem de serviço para a construção do prédio do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM), no campus Recife da UFPE, por trás do Centro de Informática.

Orçada em R$ 9,25 milhões, a obra é financiada pela Finep em parceria com a UFPE. Com 3.200 m2 de área, a construção do edifício começa este mês e deve ser concluída em até um ano. O objetivo do Instituto é prover soluções tecnológicas para as atividades de projeto, construção, operação e manutenção, que necessitem de união de materiais e engenharia correlata. Isso acontecerá por meio de capacitação de pessoal especializado e da prestação de desenvolvimento em parceria com empresas, centros de pesquisa, universidades e instituições que atuem na área de foco do instituto.

Outra finalidade do empreendimento é atender aos setores industriais de petróleo e gás, construção naval, offshore, refino, petroquímico, siderúrgico e metal-mecânico. Além disso, o INTM também agregará competitividade às empresas por meio da prestação de serviços nas áreas de integridade estrutural, que inclui ensaios, serviço de inspeção, caracterização de materiais, referentes a serviços laboratoriais, consultoria e P & D; e serviços de qualificação, formados por produto, processos e pessoas.

Ligado ao Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG), o instituto será formado por um conselho diretivo, uma diretoria executiva, coordenações de comunicação e de administração e finanças e gerências de pesquisa, desenvolvimento e pós-graduação e de tecnologia e negócios.  Contará, ainda, com os seguintes laboratórios: preparação metalográfica e de amostras; microscopia ótica; caracterização química; análise de material; análises térmicas; caracterização de revestimento; desenvolvimento de materiais e ensaios mecânicos; mecânica fina; ensaios dinâmicos; solda convencional; solda especial; ensaios micromecânicos; ensaio por partícula magnética; ensaio por ultrassom e tratamento térmico. O prédio terá também oficinas, auditório, almoxarifado, sala de professores, salas de aula, depósito e setor administrativo.

Fonte:
Agência Brasileira da Inovação



25/10/2013 17:29


Artigos Relacionados


Finep apoia projeto inédito de uso da robótica na construção de aviões no Brasil

Finep apoia ampliação de laboratório de pesquisa

Finep apoia encontro de empresários juniores

Construção de estações do corredor fluvial do Recife é autorizada

Finep renova acordo de tecnologia com a Espanha

Reajustes salariais no DF e em Recife elevam custo da construção, indica FGV