Fiocruz abrirá curso de especialização para assentados



A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), vai oferecer curso de especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais para 50 alunos assentados de todo o País.

O investimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Rio de Janeiro (Incra/RJ), de R$ 265 mil, proveniente do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), será repassado à Escola Politécnica, que coordena e implementa programas de ensino nas áreas de Trabalho, Educação e Saúde. Caberá ao Incra no Rio de Janeiro o acompanhamento das atividades.

O curso foi planejado a partir da demanda de educadores e formadores que atuam no campo e tem como objetivo contribuir no processo de formação das pessoas envolvidas nesses processos educativos. A estrutura terá como base a pedagogia da alternância, com quatro etapas, divididas em tempo escola (aulas presenciais) e tempo comunidade (quando voltam para os assentamentos). A expectativa do Incra é que o edital para inscrições no curso seja publicado ainda em maio e que as aulas comecem no próximo semestre.

Segundo a coordenadora nacional do Pronera, Clarice Aparecida dos Santos, o programa do Incra está cada vez mais preocupado em entrar no debate sobre educação e trabalho. “Queremos refletir sobre os processos de trabalho e de educação no meio rural e formar um corpo técnico próprio dos assentados com capacidade de acompanhar e coordenar qualquer curso, para que eles possam ser sujeitos de sua própria educação”, esclarece.

Para o superintendente do Incra no Rio de Janeiro, Gustavo de Noronha, um dos signatários do termo de cooperação, ao lado do presidente do Incra, Celso de Lacerda, e da diretora da EPSJV, Isabel Brasil Pereira, os cursos de pós-graduação no âmbito do Pronera ampliam as perspectivas de trabalho e desenvolvimento dentro dos assentamentos, além de aproximar a formação educacional das demandas e visões de mundo dos próprios assentados.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



04/05/2011 16:34


Artigos Relacionados


Primeiro curso de especialização a assentados começa em outubro, no MS

Termina em maio prazo para curso de especialização infantil

Abertas inscrições para curso de especialização em Saúde da Família

HU abre inscrições para curso de especialização em fisioterapia respiratória

USP: HC e Faculdade de Medicina oferecem curso de especialização para fisioterapeutas

USP: HC e Faculdade de Medicina oferecem curso de especialização para fisioterapeutas