Primeiro curso de especialização a assentados começa em outubro, no MS



Cinquenta assentados do Mato Grosso Sul iniciam na terça-feira (4) o Curso de Especialização Lato Senso em Gênero e Interculturalidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O Incra vai investir R$ 209 mil na formação dos alunos por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Este será o primeiro curso de especialização oferecido especialmente a assentados no estado. Atualmente, o Incra oferece no estado, por meio do Pronera, os cursos de Ciências Sociais (60 alunos), em convênio com a UFGD e o Curso de Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio (45 alunos), em convênio com Escola Família Agrícola.

O Pronera foi criado em 1998 pelo Incra e é uma política pública de Educação no campo para trabalhadores das áreas de reforma agrária. O objetivo é estimular, criar, propor, desenvolver e coordenar projetos educacionais, com metodologias voltadas para as especificidades do campo, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável.

O Programa é desenvolvido a partir de parcerias do Incra com movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais e 65 instituições, entre entidades públicas de ensino, instituições comunitárias sem fins lucrativos e governos estaduais e municipais.

São oferecidos cursos de educação básica (alfabetização e ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores e de especialização.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



29/09/2011 18:56


Artigos Relacionados


Começa no Rio primeiro curso de Serviço Social para assentados do País

Fiocruz abrirá curso de especialização para assentados

Faculdade de Saúde Pública abre primeiro curso de especialização à distância

USP: Especialização em Divulgação Científica é tema de curso

Curso: Especialização em gerenciamento de serviços de saúde

Assentados participam de curso sobre uso de insumos naturais