Fiocruz digitaliza acervo fotográfico



O Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD/COC/Fiocruz) digitalizou cerca de 9 mil imagens de negativos de vidro do acervo do instituto. O resultado é uma exposição permanente que ficará no prédio da Expansão Fiocruz, em Manguinhos (RJ). As imagens fazem referências a importantes fatos da história da ciência e da saúde.

Há fotos de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas - patrono da Fundação e seu discípulo, da atuação de profissionais em laboratórios do instituto, da área da fazenda de Manguinhos, entre outras. Com a digitalização, descobriu-se, por exemplo, que algumas fotos panorâmicas foram obtidas pela junção de vários negativos de vidro produzidos durante as expedições feitas por Oswaldo Cruz e outros pesquisadores do IOC no início do século 20.

As imagens estão disponíveis na base Arch (repositório de informações sobre o acervo arquivístico permanente da Fiocruz), com exceção dos doentes, pois estão protegidas por legislação específica que trata da preservação da intimidade.

Base Arch

A base Arch é o repositório de informações sobre o acervo arquivístico permanente da Fundação Oswaldo Cruz, representativo da história das ciências biomédicas e da saúde no Brasil. A pesquisa apresenta diversos níveis de descrição nos fundos e coleções sob a guarda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz. Estão reunidos documentos institucionais e pessoais, dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, sonoro e filmográfico, que abrangem o período de 1803 até os dias atuais.

A Fundação

A Fundação Oswaldo Cruz tem o objetivo de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais.

Serviço
Mostra Imagens em negativo de vidro da Casa de Oswaldo Cruz
Dias de visitação: segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 17h
Local: Prédio da Expansão Fiocruz
Avenida Brasil 4.036 - 6º andar - Manguinhos, Rio de Janeiro

Fonte:
Fiocruz



23/12/2013 10:55


Artigos Relacionados


Museu Imperial digitaliza mais duas coleções de seu acervo

Mostra fotográfica que digitaliza o corpo vai até domingo

Mostra fotográfica que digitaliza o corpo termina amanhã

Estação Trianon-Masp recebe mostra fotográfica que digitaliza o corpo

Livro: Instituto de Estudos Brasileiros digitaliza obra rara sobre o Brasil colonial

Cairuçu (RJ) comemora 30 anos com concurso fotográfico