Fiscalização apreende uma tonelada de bagre e barco no RS



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Marinha do Brasil e o Comando Ambiental da Brigada Militar/RS, em ação conjunta durante a Operação Amazônia Azul, apreenderam aproximadamente uma tonelada de bagre no Estuário da Lagoa dos Patos. A espécie encontra-se em período do defeso. O pescado estava depositado em local sem licença para armazenamento.

O período de liberação para pesca do Bagre na lagoa dos Patos é dia 1º de março, portanto a pesca ilegal ocorreu há alguns dias da abertura da safra. Essa atividade contraria a Instrução Normativa MMA/SEAP n? 03/2004, que rege a pesca na Lagoa e determina os períodos de pesca para as diversas espécies presentes no complexo estuarino.

Durante a fiscalização, também foi apreendida uma embarcação pesqueira que realizava transporte e comércio ilegal de combustível, e tudo indica que o ilícito é responsabilidade dos mesmos infratores relacionados ao armazenamento do bagre ilegal. A atividade principal da embarcação é o transporte de pescados, entretanto no seu interior foram identificadas estruturas construídas para armazenamento e comércio, confirmadospela presença de uma bomba e tanques de combustível, com capacidade de armazenamento em torno de 5 mil litros.

Os infratores serão autuados por pelo pescado ilegal, bem como pela armazenagem e comércio do combustível sem autorização dos órgãos competentes. A questão do transporte de produtos perigosos em áreas lagunares é regido por legislações específicas atreladas tanto aos órgãos ambientais como a Agência Nacional de Transporte Aquaviário.

Fonte:
Ibama



24/02/2014 15:13


Artigos Relacionados


PF apreende uma tonelada de maconha em Sergipe

PF apreende uma tonelada de maconha em Cascavel (PR)

PF apreende mais de uma tonelada de maconha em Alagoas

Polícia Civil apreende 1,6 tonelada de maconha

PF apreende quatro carros e um barco em Foz do Iguaçu

Receita apreende mais de meia tonelada de cocaína em Pernambuco