Fixadas regras para importação de banana do Equador



A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21), normas fitossanitárias para a importação de bananas vindas do Equador.

Segundo a instrução normativa, criada a fim de proteger a plantação brasileira dos riscos de pragas, devem estar em pencas, acondicionados em caixas de papelão, de primeiro uso, sendo que a partida deve estar livre de folhas e acompanhada de certificado fitossanitário emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do Equador (ONPF) declarando que a os frutos não apresentam risco quarentenário com respeito a específicos fungos.

No caso de detecção de pragas, a ONPF do Brasil poderá suspender as importações, e caso no ingresso dos frutos, haja suspeitas de pragas, e, havendo motivos que justifiquem a coleta de amostras, essas serão coletadas e enviadas para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados.

Os custos do envio das amostras, bem como os custos das análises, serão com ônus para o interessado.

O texto estabelece também que a ONPF do Equador deverá comunicar à ONPF do Brasil qualquer ocorrência de nova praga no território equatoriano.

Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional
 



21/03/2014 10:48


Artigos Relacionados


Novas regras são fixadas para usuários de açudes no RN e PB

Fixadas regras para visitas virtuais nas penitenciárias federais

Governo altera regras para importação agrotóxicos

Ministério da Agricultura aprova regras para importação de castanha de caju

Brasil aprova regras para combater concorrência desleal na importação

Ministério da Agricultura define regras para importação de flor-da-fortuna