Flávio Arns registra os 50 anos das Apaes
Em nome do Partido dos Trabalhadores, o senador Flávio Arns (PR) registrou nesta terça-feira (7) a comemoração dos 50 anos de criação do movimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), iniciado no então estado da Guanabara, em 1954. Segundo o senador, as Apaes são o maior movimento do mundo dedicado ao apoio às pessoas com necessidades especiais, com atuação em cerca de 2 mil municípios.
De acordo com o parlamentar, norte-americanos, canadenses e europeus se surpreendem com a vitalidade do movimento na luta para que os direitos da pessoa com necessidades especiais se tornem realidade. Segundo Flávio Arns, o objetivo da Apae é dar apoio às famílias, prestar serviços como os de educação e saúde, e lutar por cidadania para transformar as leis em realidade, além de promover a socialização, por meio de encontros e campeonatos desportivos. Todos os portadores de necessidades especiais têm a oportunidade de participar das diretorias das Apaes, acrescentou o senador.
Flávio Arns disse ainda que é importante refletir sobre cada letra da Apae: o A, de Associação, quer dizer "que nenhum de nós" sozinho é tão bom quanto o conjunto; o P, de Pais, significa que o que os pais mais desejam é que seus filhos sejam felizes, particularmente quando o filho tem necessidade especial; o segundo A, de Amigos, que não têm filhos, mas se dedicam aos portadores de necessidades especiais; e o E, de Excepcionais, estimados hoje em torno de 10 a 14% da população brasileira, ou seja, de 17 a 24 milhões de pessoas.
07/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flávio Arns anuncia Encontro Nacional das Apaes
Flávio Arns registra os 311 de Curitiba
Flávio Arns registra homenagem a Curitiba
Flávio Arns registra presença da Apae em 2 mil municípios
Flávio Arns registra Semana Nacional da Família
Flávio Arns registra participação em encontro de escoteiros