Flávio Arns registra Semana Nacional da Família
O senador Flávio Arns (PT-PR) registrou a passagem da Semana Nacional da Família, de 10 a 17 de agosto, ressaltando a importância desse núcleo social no processo de superação dos males que atingem a sociedade. A iniciativa da comemoração é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
- A família, que foi um núcleo muitas vezes voltado para dentro de si mesmo, sentindo-se, de certo modo, auto-suficiente e refúgio seguro para os seus membros, hoje sente profundamente que foi talvez a instituição mais atingida pelas mudanças que nem sempre propiciaram um avanço positivo no sentido do crescimento em humanização e em realização do ser humano - afirmou.
Com base em análise do embate entre o progresso tecnológico e o enfraquecimento das relações humanas e do exercício da solidariedade, não só entre pessoas como também entre instituições e nações, Flávio Arns disse que as famílias foram invadidas por contravalores e perderam algumas funções específicas e fundamentais.
- Se constatamos a falta de tais valores, como honra, honestidade, respeito, aceitação das diferenças, abertura aos outros, amor à solidariedade e à justiça, preocupação com o coletivo, podemos nos indagar se a família não perdeu o seu lugar, não cedeu algo da sua riqueza e da sua razão de ser - observou o senador.
Para Flávio Arns, um dos principais papéis da família é o de cultivar os valores humanos essenciais, -sem os quais a convivência social se torna dolorosa e desgastante-. Aqueles que experimentaram o diálogo na família, de acordo com o senador, fazem do diálogo o instrumento para o exercício da ação política.
15/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flávio Arns lembra Semana Nacional do Excepcional
Flávio Arns elogia eventos do Senado durante a Semana Nacional da Acessibilidade
Flávio Arns ressalta importância de valorizar família em vez de bens
Flávio Arns registra os 311 de Curitiba
Flávio Arns registra os 50 anos das Apaes
Flávio Arns registra homenagem a Curitiba