Flávio Arns saúda o dia do Assistente Social



O senador Flávio Arns (PT-PR) saudou a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio último. De acordo como parlamentar, a data faz referência ao dia da publicação, em 1891, da encíclica Rerum Novarum, pelo papa Leão XIII.

Flávio Arns esclareceu que a profissão "nasceu inspirada na doutrina social da Igreja Católica". A Encíclica foi elaborada a partir da preocupação do Papa com os graves problemas sociais na Europa.

O senador informou que a profissão se estabeleceu no Brasil em 1931, ano em que o papa Pio XI editou nova encíclica social, a Quadragesimo Anno, na data em que a anterior completou 40 anos. A profissão teve, até a década de 1960, a "decisiva influência e contribuição da ação social católica".

Os profissionais atuam no atendimento ao indivíduo ou família afetados pela pobreza, pela violência, pela fome e pelo desemprego. De acordo como senador, devem ser polivalentes, ter formação humanista e entender das carências humanas, materiais e emocionais.

Os assistentes sociais trabalham principalmente com crianças em risco social, moradores de rua, desempregados, idosos, doentes - asilados ou isolados socialmente - e minorias étnicas. Atualmente tem intensificado sua atuação junto a pessoas com deficiência.

- A profissão vem se redefinindo, conseguindo como poucas se adequar às demandas sociais - afirmou o parlamentar, lembrando o compromisso dos assistentes sociais com a liberdade, justiça e democracia, como manda o Código de Ética da profissão.

O senador lembrou que, em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o ministro da Previdência, José Pimentel, anunciou a contratação de mais de mil profissionais. Também lembrou a aprovação, pela CAS e pela Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), do projeto de lei da Câmara (PLC 60/07) que permite a inserção do assistente social e do psicólogo nas escolas públicas de educação básica. A matéria está pronta para ser votada em Plenário.



20/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns saúda STJ pela contratação de 220 pessoas com deficiência

Zilda Arns, tia de Flávio Arns, morre no Haiti

Ana Rita comemora Dia do Assistente Social

Redução de jornada de assistente social passa na CAS

CAS discute jornada de trabalho de assistente social

CAS VOTA PISO SALARIAL PARA ASSISTENTE SOCIAL