Flávio Torres avisa que vai votar a favor da entrada da Venezuela no Mercosul



O senador Flávio Torres (PDT-CE) informou, em discurso nesta quarta-feira (28), que votará a favor da entrada da Venezuela no Mercosul. Entretanto, ele condenou o governo Hugo Chávez, que classificou como "não democrático", e sublinhou que seu voto favorável não significa apoio ao regime chavista.

- Eu passei uma boa parte da minha vida na oposição, brigando para que tenhamos liberdade, e eu não quero, de forma nenhuma, nem de longe, me associar a um regime que cerceia a liberdade de atuação da oposição - disse.

O senador lembrou que o prefeito de Caracas, capital da Venezuela, Antonio Ledezma, disse, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que existem cerca de 1.200 presos políticos atualmente em seu país. Flávio Torres disse que esse fato é inconcebível em uma nação democrática, mas observou que o povo venezuelano não merece ser punido pelos desvios de um governo transitório.

A CRE retoma nesta quinta-feira (29) a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 430/08, que aprova o texto do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul, assinado em Caracas, em 4 de julho de 2006, pelos presidentes dos estados-parte do Mercosul e da Venezuela.



28/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares anuncia voto em separado a favor da entrada da Venezuela no Mercosul

Casagrande vê condições de votar entrada da Venezuela no Mercosul

Senado referenda entrada da Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul

Lafer não recomenda entrada de Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul