Valadares anuncia voto em separado a favor da entrada da Venezuela no Mercosul



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) anunciou, em discurso nesta quarta-feira (28), que apresentará voto em separado a favor da entrada da Venezuela no Mercosul, por ocasião da votação da proposta que trata do assunto. A matéria, que será votada nesta quinta-feira (29), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), recebeu voto contrário do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

- Não há perigo de contágio de governos totalitários. Não há perigo de que a entrada da Venezuela ameace a estabilidade democrática - assegurou.

Valadares argumentou que governantes como Hugo Chávez, atual presidente da Venezuela, são passageiros e que o povo venezuelano e o país não devem ter o seu progresso impedido.

Da mesma forma, o senador entende que "o totalitarismo chavista" não pode impedir o fortalecimento das nações da América do Sul como um bloco econômico "cada vez mais forte", capaz de transformar países em desenvolvimento em desenvolvidos. Para ele, as nações amigas devem manter-se unidas, sob pena de fazer surgir "novo bloco comercial divisionista".

Valadares informou que assinam com ele o voto em separado - assim chamado o voto contrário ao apresentado pelo relator sobre determinada matéria - os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Inácio Arruda (PCdoB-CE), João Pedro (PT-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Francisco Dornelles (PP-RJ), João Ribeiro (PR-TO), Geraldo Mesquita Júnior, (PMDB-AC), Pedro Simon (PMDB-RS) e Renato Casagrande (PSB-ES).



28/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Torres avisa que vai votar a favor da entrada da Venezuela no Mercosul

Arthur Virgílio anuncia que PSDB obstruirá entrada da Venezuela no Mercosul

Dornelles anuncia voto favorável ao ingresso da Venezuela no Mercosul

Wellington Salgado vai apresentar voto em separado a favor de Renan

Senado referenda entrada da Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul