Flexa Ribeiro compara Niemeyer a Michelangelo



Nesta quinta-feira (20), durante a sessão conjunta especial do Congresso Nacional destinada a comemorar o centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que os parlamentares estavam vivendo uma ocasião muito especial. Para o senador, a sessão de homenagem concedeu aos brasileiros "a chance de celebrar um dos mais destacados nomes da arquitetura do planeta, comparável à estatura de um Michelangelo".

Flexa Ribeiro destacou que Niemeyer foi homenageado em seu centenário em vários países, entre eles na França, onde recebeu a Medalha da Legião de Honra francesa. Ao introduzir as curvas nas construções das regiões metropolitanas, contribuiu para o modernismo, segundo o senador, e assim marcou seu papel na História. Por isso, destacou Flexa Ribeiro, Niemeyer teve seu trabalho publicado em 22 países e, até 2005, já haviam sido feitos 18 documentários e filmes sobre a vida e a obra do arquiteto.

Flexa Ribeiro externou seu orgulho porque o Pará conta com uma obra projetada pelo arquiteto, o Memorial à Cabanagem, localizado na entrada de Belém. Segundo o senador, a Cabanagem foi o maior movimento revolucionário popular do país. Flexa Ribeiro contou que Niemeyer não conhecia o movimento da Cabanagem quando foi convidado a criar o monumento, mas depois de se informar decidiu não cobrar nada ao governo do estado pelo trabalho, que considerou uma homenagem que fazia ao Pará e ao movimento.

- Para Niemeyer, a arquitetura é sim uma invenção, mas não solitária. Longe de imaginar que o arquiteto possa se isolar em suas obras, cumpre pensá-las como oferta à coletividade - disse Flexa Ribeiro.



20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro: Niemeyer é comparável a Michelangelo

Flexa Ribeiro compara recomendações para a campanha de Lula ao "Decálogo de Lênin"

Flexa Ribeiro inicia reunião da CCT

CCT homenageia senador Flexa Ribeiro

Flexa Ribeiro homenageia os 20 anos do STJ

CCT será presidida por Flexa Ribeiro