Flexa Ribeiro critica aumento de gastos com gabinete presidencial



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou em Plenário nesta quarta-feira (6) o aumento dos gastos do gabinete presidencial do Palácio do Planalto no governo Luiz Inácio Lula da Silva. A despesa teria quadruplicado em comparação com o governo anterior. O parlamentar considera importante a opinião pública ser informada sobre o assunto.

-Em 2002, no governo FHC, o gabinete presidencial gastou R$ 76 milhões; em 2003, no governo Lula, segundo dados do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), gastou R$ 318 milhões. Em 2004, os gastos aumentaram para 372 milhões - destacou o parlamentar.

Ele frisou que tais recursos seriam mais bem aplicados se fossem destinados à geração de emprego e renda. Além disso, o senador pelo Pará lembrou que, no governo Itamar Franco, o Palácio do Planalto empregava 1.800 funcionários, número que teria baixado para 1.100 na administração Fernando Henrique Cardoso, mas que, no governo Lula, teria triplicado, saltando para 3.300 funcionários.

Também em seu pronunciamento, Flexa Ribeiro lamentou não ter sido aprovada na sessão deliberativa desta quarta-feira de projeto (PLS 68/06 - Complementar) que prorroga pelo prazo de quatro anos a compensação aos estados exportadores pela isenção da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), conforme previsto pela Lei Kandir.

- Vinte e um estados brasileiros dependem da compensação dos impostos de ICMS não cobrados, entre eles o Pará. O governo, por meio do ministro Mantega, se comprometeu e, antes disso, no gabinete do presidente Renan, o governo garantiu que os recursos seriam repassados. Continuamos a aguardar a medida provisória a ser editada pelo governo para ressarcir os estados - reclamou o senador.

O parlamentar ainda agradeceu a acolhida da população de diversos municípios do interior paraense que visitou, na semana passada, em companhia do ex-governador Almir Gabriel.



06/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro critica aumento de tarifas bancárias

Flexa Ribeiro critica aumento de tarifas bancárias

Flexa Ribeiro critica proposta de aumento da carga tributária

Flexa Ribeiro quer que Polícia Federal investigue assalto a seu gabinete em Belém

Eliseu critica aumento das verbas do Gabinete de Olívio Dutra

Flexa Ribeiro defende aumento de repasse a estados