Flexa Ribeiro defende aumento de repasse a estados
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em pronunciamento nesta terça-feira (19), pediu o apoio da Casa a sua proposta de emenda constitucional que reforma a composição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) de modo a incorporar tributos que hoje não são compartilhados com as unidades federadas.
A PEC apresentada por Flexa Ribeiro incorpora a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) ao rol de tributos federais sujeitos a partilha entre os estados através do FPE, estabelecendo-se um período de transição de cinco anos.
Flexa Ribeiro argumentou que os estados têm perdido recursos do FPE com a redução da participação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na arrecadação federal. Ao mesmo tempo -- lembrou o senador -- verificou-se aumento das contribuições federais, que não estão sujeitas a partilha, causando deterioração no volume de repasse a estados e municípios:
- Essa perda atinge principalmente os entes federados menos desenvolvidos - salientou.
Flexa lembrou que as medidas de desoneração do IPI constituem "cortesia com o chapéu alheio", agravando as perdas do FPE e aumentando a concentração da economia em estados ricos.
Outro projeto apresentado pelo senador emenda a medida provisória 609, que trata da desoneração dos tributos da cesta básica, de modo a zerar os repasses do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) dos estados para a União. Conforme os dados que apresentou, esses repasses representam para os "estados já combalidos" um ônus anual de R$ 7 bilhões.
Flexa Ribeiro avaliou positivamente a reunião dos governadores com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves, de modo a encontrar caminhos para a melhoria da arrecadação das unidades da Federação. Ele considera importante a busca de temas de consenso na discussão do pacto federativo de modo a garantir uma tramitação menos conflituosa.
19/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro denuncia atraso do governo federal em repasse de verbas para estados
Flexa Ribeiro defende integração de estados da Amazônia Legal
Flexa Ribeiro critica aumento de tarifas bancárias
Flexa Ribeiro critica aumento de tarifas bancárias
Flexa Ribeiro critica proposta de aumento da carga tributária
Flexa Ribeiro critica aumento de gastos com gabinete presidencial