Flexa Ribeiro diz que sem-terras agora fazem ameaças de morte no Pará



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) informou ao Plenário que os sem-terra do Pará estão fazendo ameaças de morte a dois proprietários rurais e a uma advogada dos municípios de São Francisco do Pará e de Curuçá. As ameaças foram feitas por telefone e através de pessoas que conhecem os fazendeiros e a advogada. Flexa Ribeiro pediu que o governo do Pará garanta a vida dos ameaçados.

Para ele, a situação "é muito crítica" nas várias regiões que têm registrado ocupação de terras no Pará e o envio de "20 ou 30" homens da Força Nacional não será suficiente para acalmar os ânimos entre fazendeiros e os sem-terra. O senador vê "conivência" entre o Poder Executivo e os movimentos sociais, o que só leva "a mais abusos, atropelamentos da lei, desprezo pela autoridade e deboche com o estado democrático de direito".

Flexa Ribeiro lamentou o tiroteio entre os sem-terra e seguranças da Fazenda Espírito Santo, em Xinguara (PA), no último sábado (18), que foi filmado por repórteres da TV Liberal e, depois, apresentado no Jornal Nacional, da TV Globo. Ele se solidarizou com os jornalistas, que foram transformados em reféns e, poucos depois, colocados como escudos pelos sem-terra no confronto com os seguranças.

O senador leu trechos de editorial do jornal Correio Braziliense desta quarta-feira (22), o qual afirma que "a omissão das autoridades em cumprir a lei e, assim, pôr fim à desordem funciona como estímulo" à radicalização. Flexa Ribeiro disse que concorda plenamente com o jornal ao afirmar que "ou o Estado mobiliza em medida compatível o aparato de segurança para impor a lei, ou o conflito proposto por movimentos ditos sociais mergulhará o país em verdadeira insurreição nos campos - tragédia que levará ao morticínio e ao colapso da economia rural".



22/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro cobra rigor na concessão de terras no Pará

Flexa Ribeiro e Demostenes pedem voto de pesar por morte de jovens no Pará e de cidadã de Goiás

Flexa Ribeiro lamenta morte de empresário paraense

Flexa Ribeiro lamenta morte do escritor Benedicto Monteiro

Flexa Ribeiro lamenta morte do ex-senador Oziel Carneiro

Flexa Ribeiro apresenta voto de pesar por morte de parente de Ana Júlia Carepa