Flexa Ribeiro e Ivo Cassol vão conduzir Subcomissão de Belo Monte



A Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte terá como presidente e vice-presidente, respectivamente, os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Ivo Cassol (PP-RO). Ambos foram eleitos nesta terça-feira (5), durante a reinstalação dos trabalhos dessa subcomissão, vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi escolhido relator.

A Subcomissão de Belo Monte vai retomar as atividades encerradas ao final da legislatura passada. Tanto Flexa Ribeiro quanto Delcídio Amaral já exerciam essas funções no colegiado, que deverá funcionar até a conclusão de Belo Monte.

O desafio desta subcomissão, segundo ressaltou Flexa Ribeiro, será projetar a usina hidrelétrica de Belo Monte como exemplo de compatibilização entre a necessidade de geração de energia com viabilidade econômico-social e a preservação do meio ambiente. O senador pelo Pará também comentou as reservas apresentadas pelo Ministério Público ao projeto e pediu o apoio do senador Pedro Taques (PDT-MT) - integrante da subcomissão e ex-procurador da República - para mediar o contato do Senado com a instituição.

Em seguida, Delcídio Amaral considerou que o Brasil não pode prescindir de Belo Monte. Conforme comentou, a obra se alinha a projetos modernos para hidrelétricas, que, em vez da construção de grandes reservatórios, utilizam a vazão regular do rio para gerar energia. De qualquer modo, observou que "usinas a fio d'água" - como é o caso - precisam de uma complementação energética por meio térmico (gás natural) ou nuclear.

Delcídio também salientou o avanço nos investimentos sociais nesse tipo de obra. Técnico do setor energético que participou da construção da usina de Tucuruí, o petista comentou que, no passado, era costume construir apenas uma vila para remover a população da área encoberta pelo reservatório. Hoje, segundo assegurou, a população está sendo chamada a opinar sobre o desenvolvimento da obra.

A primeira leva de depoimentos ouviu técnicos do Ministério de Minas e Energia e da Eletrobrás. Agora, a intenção é debater Belo Monte com representantes da área ambiental, que vem apresentando críticas ao projeto.



05/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro quer discutir impasse nas obras em Belo Monte

Áudio | Belo Monte: demora na construção de hospital em Altamira preocupa Cassol

Subcomissão acompanhará obras da usina de Belo Monte

Subcomissão acompanhará construção da Usina de Belo Monte

Subcomissão de Belo Monte transfere reunião para amanhã

Subcomissão da Hidrelétrica de Belo Monte vota plano de trabalho