Flexa Ribeiro quer discutir impasse nas obras em Belo Monte



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) relatou nesta terça-feira (13) visita feita na semana passada ao canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Segundo o senador, as obras estão adiantadas, porém condicionantes exigidas pelo Ministério Público estariam emperradas por falta de licença ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Flexa Ribeiro, presidente da subcomissão de acompanhamento das obras, disse que pretende reunir o Ministério Público Federal (MPF), o consórcio Norte Energia e o Ibama para relatar a audiência e discutir o impasse das condicionantes.

– Carlos Nascimento, presidente da Norte Energia, nos informou que a obra tem o seu cronograma com um atraso em torno de 2%, mas o que nos preocupa é que as condicionantes, ou seja, aqueles compromissos assumidos pelo consórcio empreendedor para que fosse dada a licença de implantação, envolvendo obras que devem somar algo em torno de R$ 3,2 bilhões, essas condicionantes não têm o mesmo ritmo que as obras da barragem – observou Flexa.

O parlamentar salientou ainda que, durante audiência realizada em Altamira (PA), ficou claro que parte da população dos municípios atingidos pela barragem é favorável e parte é contrária ao projeto.

Flexa também observou que a obra deve empregar, no pico dos trabalhos entre 2013 e 2014, até 24 mil trabalhadores. Ele informou que o valor da obra, estimado inicialmente em R$ 20 bilhões, pode atingir RS 30 bilhões até a conclusão.

O parlamentar foi aparteado pelo vice-presidente da subcomissão, Ivo Cassol (PP-RO), que demonstrou preocupação com a possibilidade de se repetir em Belo Monte o que ocorreu nas usinas do Rio Madeira, Santo Antônio e Jirau. Segundo Cassol, as madeiras de lei estão em campo aberto e poderão apodrecer antes de serem utilizadas na obra.



13/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro e Ivo Cassol vão conduzir Subcomissão de Belo Monte

Dilma vai discutir conflitos em obras de usinas para evitar problemas em Belo Monte

Flexa Ribeiro quer subcomissão para acompanhar obras do PAC

Flexa Ribeiro pede solução para impasse entre agricultores e índios em São Félix do Xingu

Dilma Rousseff será convocada para discutir hidrelétrica de Belo Monte

Ibama libera obras de Belo Monte