Flexa Ribeiro lamenta paralisia no setor produtivo do Pará



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) anunciou, em discurso nesta terça-feira (18), a realização de reuniões com representantes de empresários e trabalhadores do estado do Pará que estão "impedidos de trabalhar". O parlamentar denunciou o que chamou de "paralisia generalizada" que deixa sem condições de trabalho cerca de 10 mil pessoas no setor florestal.

Flexa Ribeiro criticou a falta de ação do governo federal e a falta de interesse da Secretaria de Meio Ambiente do Pará para a aprovação de mais de 900 planos de manejo em áreas legalizadas da floresta. Ele também acusou o governo federal e a Polícia Federal de "pirotecnia", com as operações que têm por objetivo conter o desmatamento na região, como a de Itailândia, em que foram gastos R$ 50 milhões. O momento, ressaltou, nem é de busca de matéria prima pela indústria madeireira, o que não justifica a operação e só ajuda a criar uma imagem distorcida do Pará na imprensa.

- O governo deveria repassar os cinqüenta milhões de reais para reestruturar a Secretaria de Meio Ambiente - afirmou.

O parlamentar pediu ainda a inserção nos Anais do Senado do documento de compromisso com o setor florestal, assinado pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, no qual ela se comprometia a "garantir matéria prima legal e sustentável com fortalecimento da economia local através do fomento à atividade madeireira; além do ordenamento fundiário, promovendo a titulação das terras", entre outros pontos que, segundo ele, não estão sendo cumpridos.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que participou de seminário do partido realizado no fim-de-semana, afirmou ter percebido "a ausência do Estado" no local. Ele afirmou ainda que os madeireiros sérios estão sendo prejudicados, e que o governo deveria mandar técnicos especialistas em manejo em vez de mandar a polícia.



18/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro lamenta despreparo da governadora do Pará

Flexa Ribeiro lamenta a violência crescente no Pará

Flexa Ribeiro lamenta caso da jovem presa em cela com 20 homens no Pará

Flexa Ribeiro lamenta caso da jovem presa em cela com 20 homens no Pará

Flexa Ribeiro lamenta situação da economia brasileira

Flexa Ribeiro lamenta morte de empresário paraense