Flexa Ribeiro lamenta caso da jovem presa em cela com 20 homens no Pará



Ao discursar nesta quarta-feira (21), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lamentou o crime contra a jovem paraense que passou quase 30 dias presa na mesma cela com cerca de 20 detentos homens na cidade de Abaetetuba, na região metropolitana da capital, Belém. A jovem teria 15 ou 19 anos de acordo com notícias da imprensa.

- O que foi cometido pela polícia da governadora Ana Júlia é inadmissível. Se a jovem era menor ou não, em hipótese nenhuma uma mulher pode ser colocada em uma cela com 20 presos - disse Flexa Ribeiro.

O senador leu trecho de depoimento de um dos detentos em que esta afirma ter avisado aos policiais que a jovem era menor, de nada adiantando. Além de prenderem a jovem, o detento afirma que os policiais a agrediram, acrescentou Flexa Ribeiro.

O senador também citou declarações do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Brito, classificando o acontecimento de "hediondo e intolerável" e de "grave ataque ao sistema constitucional brasileiro". De acordo com Flexa Ribeiro, o presidente da OAB prometeu levar o caso a debate no Conselho Nacional de Direitos Humanos da OAB.

Apoiado em apartes pelos senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Mão Santa (PMDB-PI), Paulo Paim (PT-RS), Mário Couto (PSDB-PA) e Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), Flexa Ribeiro solicitou à Mesa do Senado o envio de seu pronunciamento para os ministros da Justiça e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, para que tomem providências sobre o caso. O senador também cobrou da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, um pronunciamento sobre o crime.

Paulo Paim aproveitou para anunciar que nesta quinta-feira (22) vai propor, na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), da qual é presidente, requerimento para realização de audiência pública com o objetivo de apurar o acontecimento. Marcelo Crivella disse acreditar que a governadora Ana Júlia tomará as providências necessárias sobre o caso. Mário Couto pediu a prisão do delegado responsável.

- O Pará hoje está entregue na mão de bandidos, os bandidos tomaram conta de nosso estado. O delegado que praticou este crime tem que ir para a cadeia - disse Mário Couto em seu aparte.



21/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro lamenta caso da jovem presa em cela com 20 homens no Pará

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens no Pará

Mário Couto lamenta caso da jovem presa junto com 20 homens em Abaetetuba, no Pará

Flexa Ribeiro critica impunidade de envolvidos no caso de jovem abusada em cela masculina no Pará

CDH quer apurar denúncia de jovem mantida presa em cela com homens

José Nery pede apuração e punição rápidas para caso da jovem presa com homens