FNDE e setor produtivo discutem aperfeiçoamento técnico de mobília escolar



O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realiza na terça-feira (26), em São Paulo (SP), um encontro para discutir o aperfeiçoamento técnico na produção de mesas e carteiras escolares para alunos e professores da rede pública para 2011.

Com público estimado de cem representantes do setor produtivo, o evento, servirá de base para a elaboração de termo de referência do pregão eletrônico de um programa, coordenado pela autarquia, que oferece a estados e municípios uma ata anual de registro de preços para aquisição do mobiliário.

Desde o ano passado, quando o projeto teve início, até hoje, já foram adquiridos mais de 800 mil conjuntos de móveis em todo o País, em um investimento de R$ 122,1 milhões. “A licitação nacional organizada pelo FNDE garante vantagens como transparência no processo de compra, preços mais baixos em função do ganho de escala e padronização do produto entregue, graças a uma parceria com o Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial]”, afirma José Carlos Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do FNDE.

As especificações do mobiliário decorrem de acordo com a cooperação técnica entre o FNDE e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), de São Paulo, que cedeu o projeto de móveis escolares baseado em regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O mobiliário é composto pelos conjuntos do aluno (carteira e cadeira) e do professor (mesa e cadeira) e por mesa acessível para estudantes cadeirantes. Todos concebidos ergonomicamente para a educação básica. A carteira e a cadeira do aluno estão disponíveis em três tamanhos, conforme a altura do estudante.

A audiência será realizada no auditório do Centro de Tecnologia de Produtos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), das 9h às 17h.

 

Fonte:
Ministério da Educação



22/10/2010 18:09


Artigos Relacionados


Audiência do FNDE vai avaliar novo modelo de ônibus escolar na segunda

Polícia Técnico-Científica abrirá inscrições para cursos de aperfeiçoamento

Caixa de assistência de engenheiros poderá custear aperfeiçoamento técnico de associados

Serviço: Bombeiros discutem aperfeiçoamento das atividades operacionais

Pesquisador defende aperfeiçoamento do setor elétrico

Fórum discute integração do setor produtivo no DF