FOGAÇA DEFENDE APROXIMAÇÃO ENTRE MERCOSUL E ÁFRICA AUSTRAL



Ao relatar a participação que teve no Simpósio do Atlântico Sul, realizado nos Estados Unidos, o senador José Fogaça (PMDB-RS) defendeu hoje (dia 23) a aproximação do Mercosul com o Sadec (Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África). Segundo ele, há uma "atração magnética" entre o cone sul da América Latina e o cone sul da África.

- Há parâmetros comuns que aproximam as políticas internas dos países que integram o Mercosul e o Sadec. Todos eles necessitam ampliar os investimentos externos, expandir e diversificar suas exportações, realizar uma reforma patrimonial do Estado mediante a privatização de suas empresas e manter a estabilidade monetária - disse.

Fogaça afirmou que, na área compreendida como Atlântico Sul, há 701 plataformas marítimas de petróleo, 40% do petróleo do mundo circulam por essa região, que é responsável por 17% da produção mundial de carvão e conta com 23% dos recursos hídricos do planeta.

- Nos anos 90, vários fatores criaram condições para uma aproximação entre os cones Sul da América Latina e da África: o fim da Guerra Fria, a extirpação dos regimes autoritários, a formação de blocos econômicos, a tendência inevitável à globalização dos mercados. Tudo isso possibilita um acordo a favor da incrementação do comércio, da segurança coletiva, das garantias e da estabilidade democrática do Atlântico Sul - salientou.

José Fogaça defendeu também uma cooperação para segurança entre os países do Mercosul e da África Austral. Fogaça apontou algumas questões que poderiam ser passíveis de acordo, tais como, a segurança na Antártida, as Malvinas, a pesca marítima, a venda de armas para uso civil, entre outras. "O caminho da aproximação deve ser encarado como algo extremamente importante para o futuro estratégico da região", considerou.

23/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado acordo de comércio entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral

Mercosul assina acordo de livre comércio com África Austral

SARNEY DEFENDE MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE O MERCOSUL E A UNIÃO EUROPÉIA

África Austral pode adotar padrão nipo-brasileiro de TV Digital

Aprovado acordo comercial entre Mercosul e países do sul da África

Lingüista defende aproximação entre povos e cidadãos por meio do idioma