Força Aérea e aviadores são homenageados em sessão conjunta



O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira (20) sessão conjunta em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Dia do Aviador, celebrados em 22 e 23 de outubro, respectivamente. Estiveram no plenário da Câmara parlamentares e autoridades militares, entre as quais o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o vice-almirante da Marinha, Walter Carrara Loureiro, e o comandante do Exército, Enzo Martins Péri.

Filho de funcionário de serviços gerais da Base Aérea de Fortaleza, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) enfatizou a importância da FAB na manutenção da soberania nacional.

- A Aeronáutica tem como missão institucional defender o Brasil, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro e do espaço exterior para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais - explicou Arruda.

O senador destacou medidas recentes do governo Lula para a proteção do país como a criação, em 2007, do Plano Estratégico Nacional de Defesa e, em 2005, da Política Nacional da Indústria de Defesa. Segundo Inácio Arruda, apesar da importância estratégica da Aeronáutica, o setor recebeu poucos investimentos no período que classificou como "neoliberal".

Desenvolvimento

Para o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), o desenvolvimento da Aeronáutica está atrelado ao progresso tecnológico do país. Ele comparou a aviação a outras importantes descobertas.

- Falar em aviação é falar no valor da tecnologia a serviço da humanidade - afirmou.

Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF) destacou o papel da FAB em missões de ajuda humanitária, como a que socorreu o Haiti após o terremoto que matou mais de 200 mil pessoas em janeiro.

- A Força Aérea contribuiu decisivamente para o início do bem-sucedido trabalho de reconstrução de um país degradado - avaliou Adelmir.

A 2ª vice-presidente do Senado, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), destacou a importância da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que é hoje a quarta maior fabricante de aviões do mundo, e lembrou a participação feminina na aviação.

- O Dia do Aviador é também o Dia da Aviadora, afinal, é marcante a participação das mulheres na epopéia da aviação desde os seus primórdios - disse Serys.

De acordo com a senadora, diversas mulheres se destacam no desenvolvimento da aviação, embora a possibilidade de ingresso na Academia da Força Aérea (AFA) seja recente, desde 1996.

A sessão - aberta ao som do Hino Nacional e concluída com o Hino do Aviador, orquestrado pela Banda da Aeronáutica da Base Aérea de Brasília - foi presidida pelo vice-presidente do Congresso Nacional, deputado Marco Maia (PT-RS). Ele lembrou que no dia 23 de outubro de 1906 Alberto Santos-Dumont sobrevoou o Campo de Bagatelle, em Paris, com o 14-Bis.

Participaram, ainda, os deputados Mauro Benevides (PMDB-CE), Emanuel Fernandes (PSDB-SP), Wilson Picler (PDT-PR), Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), Chico Lopes (PCdoB-CE), Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), Marcelo Ortiz (PV-SP) e os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Romero Jucá (PMDB-RR).



20/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão solene homenageia Força Aérea

Força Aérea celebra dia da aviação dos helicópteros

Senado vai homenagear Força Aérea Brasileira

Tuma homenageia Força Aérea Brasileira

Parlamentares homenageiam a Força Aérea Brasileira

Advogados da AGU conhecem unidades da Força Aérea Brasileira